Contém spoilers

Maid: A história real de Stephanie Land e o que foi mudado

Sucesso da Netflix modifica três pontos importantes do best-seller

Para quem gosta de tramas tocantes inspiradas em histórias reais, a minissérie Maid é a opção perfeita. A trama da produção de 7 episódios se baseia no livro “Maid: Hard Work, Low Pay and a Mother’s Will to Survive” (Faxineira: Trabalho Duro, Salário Baixo e a Vontade de uma Mãe para Sobreviver), best-seller autobiográfico de Stephanie Land.

Maid acompanha a história de uma jovem mãe solteira, que deixa um relacionamento abusivo e constrói um futuro brilhante com muito esforço. A protagonista trabalha como faxineira e sofre para garantir a ajuda do governo.

“A incrível história de sobrevivência e determinação de uma jovem mãe enquanto navega pelo mundo da pobreza e abuso, lutando para encontrar seu valor”, afirma a descrição oficial divulgada pela Netflix.

O site da revista Elle analisou o que é real e o que é fictício no mais novo sucesso da Netflix; confira abaixo.

A verdade sobre Maid

Com sua história emocionante e uma performance excelente de Margaret Qualley, Maid alcançou os impressionantes 100% de aprovação no Rotten Tomatoes.

Após o lançamento do livro Maid, em 2019, Stephanie Land vendeu os direitos de adaptação da história para a Netflix. A plataforma, por sua vez, contratou John Wells (Shameless) e Margot Robbie (Aves de Rapina, Esquadrão Suicida) como produtores da série.

Na vida real, a jornada de Land foi tão árdua quanto a de Alex na minissérie. Quando a escritora deixou o namorado, não contava com qualquer apoio da família. Inicialmente, a jovem ficou na casa do pai, mas também decidiu se mudar quando ele se tornou violento.

Stephanie e a filha pequena se mudaram para um bairro de casas populares na região metropolitana de Seattle. Para pagar as contas, a escritora trabalhou como faxineira – sem férias ou folgas.

A autora também passou por grandes problemas para garantir o apoio do governo, tendo que preencher mais de 7 formulários para provar sua elegibilidade em programas sociais. No livro, Land fala sobre como a burocracia prejudica as pessoas mais pobres, e muitas vezes impede que elas consigam um futuro melhor.

Realidade e ficção em Maid

Uma das principais diferenças entre a série da Netflix e a história de Stephanie Land é o nome da protagonista. Na produção de TV, a personagem de Margaret Qualley se chama Alex, e sua filha tem o nome de Maddy.

Em uma entrevista recente, a showrunner Molly Smith Meltzer falou sobre os desafios de se adaptar o livro para a TV, buscando manter o espírito da história de Stephanie.

“Quando comecei a pensar em como seria essa adaptação, relembrei o que senti ao ler o livro. As memórias de Stephanie Land representam uma experiência solitária para os leitores, embora sejam bastante emocionantes. No livro, ela não discute seus problemas com ninguém. Então, a minha intenção era capturar o tom de isolamento dessa experiência”, comentou a produtora.

Mesmo assim, a série modifica três tramas importantes do livro: a vida familiar de Stephanie, os relacionamentos amorosos da protagonista e a relação das personagens com seus clientes.

No livro original, a vida familiar de Stephanie ocupa poucas páginas. A família da jovem é citada quando ela deixa o namorado abusivo e se muda para a casa do pai – mas também abandona o local ao testemunhar violência contra sua madrasta.

Em outro momento, a mãe da protagonista e seu marido bem mais jovem convidam Stephanie para um jantar, mas criticam a jovem quando ela não consegue pagar a conta. Exceto por essas aparições breves, os pais de Land não fazem parte do livro.

Na série da Netflix, a importância da mãe da protagonista Alex é expandida, e as duas personagens compartilham alguns dos momentos mais tensos da história.

Em Maid, a mãe de Alex é interpretada por Andie McDowell, que também é mãe de Margaret Qualley na vida real.

O papel do ex de Alex e pai de Maddy também ganha mais importância em Maid. No livro, o personagem aparece esporadicamente para ficar com a filha no fim de semana, mas não tem uma grande importância na história.

Já na produção da Netflix, Sean é um dos personagens mais importantes. A série também aborda sua luta contra o alcoolismo e os traumas de seu passado.

A principal mudança do livro para a série é a introdução da personagem Regina, interpretada por Anika Noni Rose.

No livro, Stephanie trabalha em diversos locais como faxineira, e não gasta muito tempo com nenhum dos clientes. Na série da Netflix, a trama aborda com profundidade a relação de Alex com a patroa Regina, que começa como uma simples transação comercial e termina como uma amizade.

Maid já está disponível no catálogo brasileiro da Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.