Sex Education: A história real por trás da pose do Superman

Cena da personagem de Jemima Kirke é inspirada em truque psicológico na Netflix

Publicado em 05/10/2021 08:30
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Em uma cena da 3ª temporada de Sex Education, Hope Haddon aparece na “pose do Superman”. A personagem de Jemima Kirke afirma que essa posição “ajuda com os nervos”. Muitos fãs enxergaram a cena apenas como uma piada, mas na verdade, ela traz elementos interessantes da vida real. Explicamos tudo que você precisa saber abaixo.

Hope Haddon é a nova diretora do Colégio Moordale, e chega para substituir o Sr. Groff, pai de Adam. Conservadora e determinada, a personagem depreza a reputação da instituição, e inicia grandes planos para transformar a “escola do sexo” em um “templo de conhecimento e seriedade”.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Em seus esforços para mudar a imagem de Moordale, Hope entra em rota de colisão com os estudantes. A diretora também faz a escola aderir a um modelo rígido de educação sexual, que incentiva a abstinência e revela comportamentos de homofobia.

O site Screen Rant revelou tudo que os fãs precisam saber sobre a “pose de Superman” que Hope faz na terceira temporada de Sex Education.

A pose de Superman em Sex Education

No sétimo episódio da terceira temporada de Sex Education, os estudantes e funcionários de Moordale se preparam para a inauguração da “nova versão” do colégio, que muda seu nome para Sparkside Academy.

Antes do evento, um dos funcionários encontra Hope em pé com as mãos nos quadris, tentando encorajar a si mesma com palavras de apoio.

“Essa é a pose do Superman. Ela ajuda com os nervos. Tem uma TED Talk sobre isso”, comenta a personagem de Jemima Kirke.

Os primeiros registros de uma análise mais profunda da “pose do Superman”, também conhecida como “pose de poder”, aconteceram em uma TED Talk de 2012, realizada pela psicóloga social Amy Cuddy.

Para quem não sabe, TED Talk são vídeos e palestras de especialistas em educação, negócios, ciência, tecnologia e criatividade, com legendas em mais de 100 linguagens.

Em sua palestra, Amy Cuddy foca no papel da linguagem corporal em interações humanas, e aponta que a nossa fisicalidade também influencia a maneira que as pessoas se percebem.

A psicóloga explica que existem “expressões não verbais de poder e dominância”, e que a “pose do poder” é uma das posições mais utilizadas por líderes.

No contexto de Sex Education, a pose de poder utilizada por Hope significa que a personagem não é tão confiante como parece. Mesmo com seu estilo autoritário e direto, a série deixa claro que Hope não confia tanto assim em suas motivações.

Embora a personagem realmente chegue longe demais com suas novas regras para Moordale, o fenômeno das mulheres não serem levadas a sério em posições de autoridade acontece na vida real.

Em Sex Education, a pose de Superman serve para humanizar Hope. A cena mostra que a personagem fica nervosa com a reabertura de Moordale, e se importa profundamente com a aprovação dos outros.

A personagem também passa por outros momentos de estresse na 3ª temporada de Sex Education, como quando Hope é ameaçada pelo superintendente e quando ela duvida de sua capacidade de engravidar.

Momentos vulneráveis como esse contribuem para uma caracterização completa da nova vilã de Sex Education, que tem o potencial de se tornar uma das personagens mais interessantes da série nas próximas temporadas.

Sex Education está disponível na Netflix.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio