Publicidade

História inspiradora

Médico de DOC Uma Nova Vida existe e é revelado o que aconteceu com ele

Trama da série no Prime Video é inspirada pela trajetória real de doutor italiano

Publicado por Alexandre Guglielmelli

08/11/2021 20:15

DOC Uma Nova Vida encanta e emociona fãs brasileiros com sua história tocante e surpreendente. Embora muitos espectadores não saibam, a produção disponível no Prime Video é baseada em uma história real do médico de “perdeu 12 anos de vida” após um acidente de carro. Explicamos abaixo tudo que você precisa saber sobre esse estranho caso real; veja.

A primeira temporada de DOC Uma Nova Vida, que consiste de 8 episódios, estreou na Itália em setembro e se estabeleceu como um verdadeiro fenômeno de audiência, com média de 8 milhões de espectadores em cada episódio.

O elenco da série (que também vai ao ar no Brasil pelo canal Sony), é formado por Luca Argentero, Matilde Gioli, Sara Lazzaro, Gianmarco Saurino, Raffaele Esposito, Alberto Boubakar Malanchino, Silvia Mazzieri, Pierpaolo Spollon e Simona Tabasco.

Originalmente, a primeira temporada da série teria 16 episódios, mas as gravações acabaram paralisadas devido à pandemia de Covid-19. Por isso, a produção já está renovada para mais um ano.

A história real de DOC Uma Nova Vida

A trama de DOC Uma Nova Vida é inspirada na história real do médico italiano Pierdante Piccioni, que trabalhava na linha de frente de um hospital de Lodi, na região da Lombardia.

Em 2013, Pierdante sofreu um acidente de carro e entrou em coma. Ao acordar, o médico passou a acreditar que estava no dia 25 de dezembro de 2001 – 12 anos antes do acidente, no aniversário de 8 anos de seu filho.

Ou seja, o médico perde todas as suas lembranças dos últimos 12 anos, em uma amnésia profunda e surpreendente. Pierdante não se lembrava de nada que havia acontecido no período, entre memórias pessoais, profissionais e familiares.

Ao acordar, Pierdante também se surpreende com sua própria aparência, principalmente pelos cabelos brancos, e é obrigado a aprender novamente a lidar com as evoluções tecnológicas da sociedade, as mudanças em sua família e na política da Itália.

“Não sabia que a Internet estava tão massificada, não fazia ideia que Barack Obama era o presidente americano ou que o Papa Bento XVI tinha abdicado do cargo. Mais: não estava a par de todos os avanços científicos na área da medicina que tinham sido alcançados na última dúzia de anos”, afirma o site NIT sobre a experiência real do médico.

O que aconteceu com o médico?

Na vida real, Pierdante pensou em desistir da medicina, mas mudou de ideia e decidiu estudar tudo que havia perdido. Com a ajuda da família e dos colegas, o médico conseguiu recuperar o prestígio na profissão, e em 2015, se tornou o responsável pelo atendimento de urgência no hospital de Codogno, também na região da Lombardia.

“Tive de começar tudo de novo, a medicina está sempre evoluindo. Fiz um curso sobre o estudo dos pacientes, para tentar perceber melhor como é estar do outro lado. Nesta experiência fui a pessoa de baixo que olhava para cima. Ter essa perspectiva mudou tudo”, contou Pierdante em entrevista ao jornal italiano Corriere della Sera.

O médico escreveu dois livros sobre sua história, e as obras serviram como base para a série DOC Uma Nova Vida. Na produção italiana, Pierdante tem o nome trocado para Andrea Fanti e é interpretado por Luca Argentero.

Uma das principais mudanças da série em relação à vida real é a causa da perda de memória do médico. Na produção do Prime Video, Andrea entra em coma após levar um tiro.

Atualmente, Pierdante Piccione continua trabalhando como médico. Durante a pandemia de Covid-19, o profissional atuou na linha de frente da luta contra a doença. A região da Lombardia foi uma das mais afetadas pelo coronavírus na Itália.

DOC Uma Nova Vida vai ao ar no Brasil no canal Sony nas noites de segunda-feira. A produção também está disponível no catálogo do Amazon Prime Video; veja abaixo o trailer.

Publicidade