Publicidade

Controvérsia

Série da Netflix é censurada nas Filipinas e perde dois episódios

País do sudeste asiático alegou que série fere a soberania nacional

Publicado por Guilherme Coral

03/11/2021 12:25

A Netflix removeu dois episódios da série Pine Gap nas Filipinas depois do país rejeitar cenas envolvendo um mapa usado pela China para exercer sua reinvindicação sobre o Mar do Sul da China.

O país do sudeste asiático pediu para a Netflix remover capítulos da série australiana, dizendo que o mapa usado no seriado é uma violação da sua soberania.

Com isso, o segundo e terceiro episódios do seriado não estão mais disponíveis nas Filipinas. A Netflix anunciou que os capítulos “foram removidos por demanda governamental”. A plataforma de streaming não ofereceu mais detalhes.

A China reivindica a maior parte das águas do Mar da China Meridional dentro da chamada linha de nove traços, um recurso em forma de U usado nos mapas chineses. Partes das águas ricas em recursos também são contestadas pelas Filipinas, Brunei, Malásia, Taiwan e Vietnã.

Pine Gap na Netflix

Pine Gap foi lançada em 2018 na Netflix. “Situado no mundo intensamente secreto da inteligência e na enigmática instalação de defesa conjunta EUA / Austrália na Austrália central, o thriller de espionagem Pine Gap investiga a famosa aliança forte entre os dois países”, diz a sinopse.

O seriado foi criado por Greg Haddrick e Felicity Packard. A direção dos episódios é de Mat King.

O elenco conta com Parker Sawyers, Jacqueline McKenzie, Steve Toussaint, Tess Haubrich, Stephen Curry, Lewis Fitz-Gerald, Mark Leonard Winter.

Pine Gap está disponível na Netflix.

Publicidade