Mistério

La Casa de Papel: Bilhete do Professor para Rafael pode esconder segredo

Série da Netflix termina sem revelação do que protagonista escreveu para filho de Berlim

Alerta de spoilers

No fim de La Casa de Papel, o Professor e o bando são enganados por Rafael, filho de Berlim, que rouba o ouro deles. O tesouro é devolvido apenas nas cenas finais do seriado da Netflix, quando Alicia dá um bilhete escrito pelo protagonista ao sobrinho.

Com o bilhete, Rafael decide devolver o ouro e ainda ganhará uma parte do roubo. Mas, o que o Professor escreveu para o sobrinho?

Explicações mais prováveis colocam que o Professor fez Rafael lembrar sobre o momento deles e Berlim, em um café. Mostrado em flashback, os personagens contam como lembram do pai deles, avô de Rafael, e o dia em que foi morto.

A lição é que “família sempre vai se apoiar”. Inclusive, Rafael diz que tomou a decisão por ser um “caso de família”. Do mesmo modo, o Professor poderia ter lembrado da memória de Berlim para convencer o sobrinho.

Mas, há uma teoria bem mais chocante e que poderia esconder um segredo e tanto. Na nota, o Professor poderia muito bem revelar que é o pai de Rafael, e não Berlim.

Seria uma bomba e tanto, bem no estilo do seriado da Netflix.

A teoria de Rafael ser filho do Professor em La Casa de Papel

Uma teoria é de que o Professor é na verdade pai de Rafael, e não Berlim. Pela proximidade dos dois e pelos problemas de saúde que teve, o protagonista poderia ter pedido para que o irmão o assumisse.

A especulação, que poderia ser o segredo do bilhete, é baseada nas características dos personagens.

Assim como Professor, Rafael é estudioso, tendo facilidade com planos e com tecnologia. Os dois também parecem mais introvertidos e bem distantes da personalidade “boêmia” de Berlim.

Além disso, na cena final de Rafael, o personagem lembra bastante o Professor. Ao responder Tatiana que é um “caso de família”, o herdeiro da família de ladrões ajeita os óculos no rosto, da mesma forma que o tio dele faz.

Apesar das interpretações e teorias, parece que o mistério do bilhete foi deixado por um motivo em La Casa de Papel. A série sobre a origem de Berlim pode responder a pergunta.

La Casa de Papel tem todas temporadas na Netflix. Já a série de Berlim chega em 2023.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.