Coincidências

South Park previu o futuro mais vezes que Os Simpsons; veja

Entenda como as animações conseguem adivinhar o que está por vir

Nos últimos anos, um meme do Twitter provou que Os Simpsons já previu o futuro em diversas ocasiões. Várias tramas da série e referências bizarras viraram realidade com o passar do tempo, o que emprestou à animação um certo caráter “profético”. Mas de acordo com o site TheThings, South Park já adivinhou o futuro mais vezes que a saga de Homer e sua família.

Devido à maneira que os criadores de South Park escreviam o roteiro da série, todos os episódios são tópicos – ou seja, abordam temas da vida real. Normalmente, os roteiristas demoravam cerca de uma semana para escrever os episódios.

Com isso, eles usavam com frequência temas polêmicos da sociedade, em voga na época. Essa é uma grande diferença em relação ao modelo de produção de Os Simpsons, no qual todos os episódios são escritos, animados e editados meses antes de chegarem à TV.

É pela observação intensa de Trey Parker e Matt Stone ao espectro social que South Park parece prever o futuro. Afinal de contas, os eventos dos últimos anos influenciam (e muito) o panorama da sociedade, principalmente na área política.

Como South Park conseguiu prever o futuro?

De acordo com o site TheThings, um exemplo de South Park “adivinhando o futuro” acontece no episódio em que Randy Marsh é exposto como um admirador de Cristóvão Colombo após tentar banir a controversa figura histórica.

Poucos dias depois da exibição do episódio, uma professora causou polêmica nos Estados Unidos ao rejeitar livros do Dr. Seuss dados de presente por Melania Trump – afirmando que as obras eram “propaganda racista”.

A internet não demorou a encontrar fotos da professora trajada como o “Gato de Chapéu”, um dos personagens mais famosos do escritor.

Outros exemplos dessas “previsões” incluem a jornada de Elon Musk para enviar um foguete a Marte, a disseminação do vírus Ebola por falta de preparação e conhecimento, as declarações anti-semitas de Mel Gibson e, é claro, a eleição de Donald Trump.

Embora Os Simpsons tenha previsto a vitória de Donald Trump muito antes de South Park, a série de Matt e Trey mostra algumas das políticas exatas do presidente e as razões que levaram à sua eleição.

No entanto, os criadores de South Park não chegaram a acreditar realmente que Donald Trump venceria a eleição. Os showrunners foram obrigados a reescrever e reanimar um episódio já pronto – que mostraria a vitória de Hillary Clinton – horas antes da exibição.

Dessa forma, South Park consegue prever o futuro com uma minuciosa observação da realidade e das tendências crescentes da sociedade. Diferente de Os Simpsons, cuja maioria dos acertos, aconteceu por pura coincidência.

Os episódios de South Park podem ser assistidos na plataforma Pluto TV. Já Os Simpsons está disponível no Brasil no Disney+ e Star+. Clique aqui para assinar o Disney+ e aqui para assinar o Star+.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.