Curiosidade

Vikings desperdiçou Rei que ficou conhecido por causa do Bluetooth

Pergunta sobre monarca nórdico deixou espectadores confusos no programa de Luciano Huck

Se você assistiu ao programa de Luciano Huck em 26 de outubro, sabe que a pergunta final do quadro Quem Quer Ser um Milionário foi sobre a origem da expressão Bluetooth. A resposta envolve um famoso Rei nórdico, que quase chegou a aparecer na série Vikings. Explicamos abaixo tudo que você precisa saber sobre a inusitada história; confira abaixo.

No programa, o participante resolveu parar e foi embora com o prêmio de 500 mil. A revelação da resposta deixou muitos espectadores da Rede Globo impressionados, já que a origem da tecnologia Bluetooth é pouco conhecida internacionalmente.

Criada pela empresa sueca Ericsson, a tecnologia Bluetooth ganhou o nome de um famoso Rei que unificou reinos e trouxe paz (embora apenas momentânea) para a Escandinávia: Harald Blåtand Gormsson, mais conhecido atualmente como Harald Bluetooth.

Mas atenção: não confunda a figura histórica com Harald Finehair, o personagem de Peter Franzén na produção épica Vikings.

Quem foi o Rei Bluetooth além de Vikings?

Harald Bluetooth ascendeu ao trono da Dinamarca no ano 958 D.C., e conseguiu anexar a Noruega de maneira pacífica ao território em 970.

Mas como é de costume nos povos Viking, a unificação durou pouco. Cinco anos após a união, a Noruega acabou invadida pelos germânicos e fugiu do controle do monarca.

A expulsão dos germânicos aconteceu apenas em 983. Pouco mais de três anos depois, o Rei Harald foi morto pelo próprio filho, Sweyn Forkbeard, que desejava aumentar o território da família com a anexação de partes da Inglaterra.

Devido à sua importância histórica, Harald se tornou uma das figuras mais conhecidas da Escandinávia. Com o tempo, o Rei passou a ser visto como um personagem mitológico, cujo legado é sentido até hoje nos países nórdicos.

Embora existam diversos registros históricos da trajetória de Harald, historiadores ainda debatem sobre a origem de seu apelido Bluetooth – que significa “dente azul”.

A teoria mais aceita afirma que o Rei tinha um dente podre, de coloração azulada, que teria originado o apelido.

Outra teoria afirma também que Harald sempre aparecia trajado de azul. Na época, a cor tinha a produção mais cara e só costumava ser utilizada pela nobreza.

Mas afinal de contas, por que o Bluetooth dos celulares ganhou o nome do Rei Harald? É só analisar a história do monarca para entender o raciocínio da empresa Ericsson.

Harald foi essencial para a unificação dos povos escandinavos, dando fim a guerras de séculos. A tecnologia da Ericsson, por sua vez, criou uma maior compatibilidade entre dispositivos e promoveu uma “unificação” de tecnologias.

O próprio logo do Bluetooth é uma referência direta ao Rei Harald, já que é formado pela junção de duas runas nórdicas: Hagall (para o H) e Berkanan (para o B).

No Brasil, Vikings está disponível no catálogo da Netflix. Em breve, a série deve ganhar também seu primeiro derivado – Vikings: Valhalla.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.