História real

Vítimas de O Golpista do Tinder tentam recuperar dinheiro com filme na Netflix

Documentário chamou a atenção para o drama das mulheres enganadas por Simon Leviev

Sucesso na Netflix, O Golpista do Tinder conta a impressionante história de Simon Leviev, um vigarista que enganou várias mulheres no aplicativo de relacionamentos. O documentário não foca apenas no golpista, mas também em suas vítimas – que após o lançamento, ainda tentam recuperar o dinheiro perdido com os golpes.

“Ele se passava por um magnata do ramo dos diamantes, conquistava mulheres na internet e roubava milhões de dólares delas. Agora, algumas vítimas querem vingança”, afirma a sinopse de O Golpista do Tinder na Netflix.

Simon – cujo verdadeiro nome é Shimon – era sedutor e charmoso. O vigarista aplicou golpes financeiros em mulheres de diversos países, sempre utilizando uma fachada de riqueza e luxo.

Após o lançamento de O Golpista do Tinder na Netflix, algumas vítimas criaram uma vaquinha virtual para recuperar o dinheiro perdido; confira abaixo.

Como as vítimas de O Golpista do Tinder estão recuperando o dinheiro?

Cecilie Fjellhøy, Ayleen Koeleman e Pernilla Sjoholm estão no documentário O Golpista do Tinder, e em entrevistas reveladoras, ajudam a expor os crimes do falso bilionário.

Estima-se que Shimon tenha obtido mais de 10 milhões de dólares – cerca de 55 milhões de reais – com os golpes. O vigarista chegou a ser preso em 2019, por viajar com um passaporte falso, mas nunca foi processado criminalmente pelos golpes.

Hoje em dia, Shimon vive em liberdade em Israel (embora tenha sido banido do Tinder, de acordo com informações da plataforma).

Após o lançamento do documentário, as vítimas decidiram criar uma vaquinha virtual no site GoFundMe, já que, provavelmente, não vão conseguir recuperar o dinheiro perdido por vias tradicionais.

“Se você está aqui, provavelmente ouviu nossa história. Agradecemos o interesse e a atenção”, afirma a descrição da ação beneficente.

Até o fechamento desta matéria, a vaquinha já havia garantido mais de 20 mil euros. O objetivo é chegar a 600 mil euros (aproximadamente 3,6 milhões de reais).

“Nos últimos dias, passamos por um verdadeiro turbilhão de emoções. Ficamos chocadas com o apoio e a compaixão de todos. O amor direcionado a nós foi maior do que poderíamos imaginar”, afirmou uma nota conjunta de Ayleen, Pernilla e Cecilie.

Na vaquinha virtual, as vítimas do Golpista do Tinder também chamam a atenção para outras fraudes virtuais. Afinal de contas, há vigaristas em todos os lugares.

“Depois de criarmos nosso GoFundMe, já vimos diversas contas falsas, o que nos deixam preocupadas. Não queremos que mais ninguém caia em golpes”, comentaram as vítimas.

O trio de vítimas do Golpista do Tinder reconhece seus próprios privilégios, mas mesmo assim, agradece o apoio do público.

“Nós sabemos que existem muitas causas que merecem o dinheiro de vocês. E ficaremos eternamente gratas a quem decidir doar para nós. Tudo que queremos é nossa vida de volta”, informa a nota.

O Golpista do Tinder está disponível na Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.