Sem spoilers

A polêmica que Herdeiros da Terra está causando na Netflix

Série histórica espanhola levanta interessante debate nas redes sociais

Recém-chegada ao catálogo internacional da Netflix, a série espanhola Os Herdeiros da Terra já faz muito sucesso na plataforma. Entretanto, o lançamento da produção histórica veio acompanhado de uma interessante polêmica, relacionada principalmente ao idioma da série. Mas afinal, por que Os Herdeiros da Terra se tornou alvo de controvérsia nas redes sociais?

A nova produção da Netflix – também encontrada sob o título original de Los Herederos de la Tierra – é baseada no livro homônimo escrito por Ildefonso Falcones.

“O jovem Hugo Llor se esforça para vencer na vida na Barcelona do século XIV e faz de tudo para cumprir a promessa que fez à família Estanyol”, afirma a sinopse oficial de Os Os Herdeiros da Terra na Netflix.

Explicamos abaixo tudo sobre a polêmica de Os Herdeiros da Terra na Netflix; confira e tire suas próprias conclusões.

Entenda a polêmica de Os Herdeiros da Terra na Netflix

Os Herdeiros da Terra estreou no catálogo internacional da Netflix em 15 de abril de 2022.

A produção foi divulgada nas redes sociais pela página Netflix ES, o perfil oficial da versão espanhola da plataforma.

Em uma postagem com o trailer de Os Herdeiros da Terra, um espectador levantou um interessante debate sobre um aspecto inusitado da produção: seu idioma.

“Em uma série sobre a Barcelona medieval, a linguagem catalã está completamente ausente”, comentou um usuário do Twitter.

A postagem provocou diversas reações nos assinantes da Netflix: alguns concordaram com a opinião compartilhada, e outros, retrucaram o comentário.

“Não é apenas isso: vocês filmaram a série em espanhol, o que era uma linguagem estrangeira na Barcelona da época. Ao fazer isso, vocês apoiaram o nacionalismo espanhol e contribuíram para uma reinvenção da história”, completou o comentário.

Outras opiniões compartilhadas na rede social ecoaram a mesma preocupação.

“Essa série, ambientada na Barcelona do século XIV, está disponível em castelhano, inglês britânico, português brasileiro, alemão e francês. Também tem legendas em romeno, espanhol, francês, inglês e árabe. A linguagem catalã não está lá e não é esperada”, comentou outra postagem, que garantiu mais de 900 curtidas.

Para muitos espectadores da Netflix, o fato de Os Herdeiros da Terra não ser disponibilizado na linguagem catalã representa uma espécie de apagamento da cultura da região.

Vale lembrar que a região da Catalunha conta com uma perspectiva cultural extremamente diferente da de outras partes da Espanha – o que é marcado por sua linguagem diferenciada.

A Netflix, pelo menos até o momento, não se manifestou sobre a controvérsia.

Em meio à polêmica, a primeira temporada de Os Herdeiros da Terra continua disponível na Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.