A Netflix registrou uma grande queda na sua plataforma de streaming.
Nesta terça-feira, 19 de abril, a Netflix revelou que perdeu 200 mil assinantes no primeiro trimestre de 2022.
Essa é a primeira vez que a Netflix registra uma queda em sua quantidade de assinantes, desde 2011, e o número pode diminuir ainda mais: acredita-se que a plataforma pode perder mais de dois milhões de assinantes até o final do ano.
Se isso de fato acontecer, 2022 será o pior ano da história para a Netflix. Entenda o que está rolando:
O que está acontecendo com a Netflix?
Em comunicado à imprensa e aos acionistas, os executivos da Netflix escrevem: Nosso crescimento de receita desacelerou consideravelmente, conforme mostram nossos resultados e previsões.
A carta continua, culpando a prática de compartilhamento de senhas entre usuários.
“O streaming está conquistando o linear, como prevíamos, e os títulos da Netflix são muito populares em todo o mundo. No entanto, nossa penetração doméstica relativamente alta – ao incluir o grande número de famílias que compartilham contas – combinada com a concorrência, está criando ventos contrários no crescimento da receita”, escrevem.
O texto continua: “O grande impulso do COVID para o streaming obscureceu a imagem até recentemente. Enquanto trabalhamos para reacelerar nosso crescimento de receita – por meio de melhorias em nosso serviço e monetização mais eficaz do compartilhamento multifamiliar – manteremos nossa margem operacional em torno de 20%. “
“A chave para o nosso sucesso tem sido nossa capacidade de criar entretenimento incrível de todo o mundo, apresentá-lo de maneiras altamente personalizadas e ganhar mais visualizações do que nossos concorrentes. Esses são os principais pontos fortes e vantagens competitivas da Netflix. Juntamente com nossa forte lucratividade, acreditamos que temos a base a partir da qual podemos melhorar significativamente e monetizar melhor nosso serviço a longo prazo”, diz a carta.