A Netflix lançou o thriller político A Diplomata, estrelado por Keri Russell, de Felicity e The Americans. Muitos podem ter se perguntado, ao ver a série, se ela é baseada em uma história real. A resposta não é tão simples.
A série foi escrita por Debora Cahn, cujos trabalhos anteriores incluem sucessos de TV como Homeland, Grey’s Anatomy e The West Wing.
Russell tem muita experiência com histórias de espionagem graças ao seu papel aclamado pela crítica em The Americans, por isso é bom vê-la retornar aos thrillers políticos.
A Diplomata é uma série de suspense político que acompanha a história de Kate Wyler. Experiente em lidar com crises de importância internacional, Kate está pronta para ir ao Afeganistão para sua próxima missão. No entanto, ela é transferida para Londres depois que um navio britânico é atacado, e o país se torna suspeito e hostil em relação ao Irã.
Como embaixadora dos EUA, seu trabalho é mitigar a crise que poderia afetar severamente a nação e o mundo.
O elenco de A Diplomata também conta com o talento David Gyasi, Ali Ahn, Rory Kinnear e Ato Essandoh. As estrelas convidadas incluem Celia Imrie, Michael McKean, Nana Mensah, T’Nia Miller e Miguel Sandoval.
Continue lendo para saber em detalhes sobre A Diplomata ser, ou não, baseada em fatos.
Realidade ou ficção?
A Diplomata não é baseado em uma história real, mas isso não quer dizer que tudo tenha sido criado a partir do zero. A trama é uma história original de Debora Cahn, que claramente se inspirou em fatos da vida real, mas sem traduzi-los diretamente para as páginas.
Enquanto A Diplomata é quase inteiramente fictícia, os roteiristas olharam para eventos da vida real para gerar o conflito primário na história.
O seriado começa com um navio de guerra britânico sendo atacado no Golfo Pérsico, e todas as evidências apontam para o Irã. Isso aumenta a tensão entre os dois países, levando a outras complicações na política internacional. Essa premissa é provavelmente inspirada em um conflito da vida real em que a Grã-Bretanha e o Irã quase entraram em 2019.
Um comunicado divulgado na época pelo Ministério da Defesa britânico revelou que “três navios iranianos tentaram impedir a passagem de um navio comercial, o British Heritage, através do Estreito de Ormuz”. Isso forçou o HMS Montrose “a se posicionar entre os navios iranianos e o British Heritage e emitir advertências verbais aos navios iranianos, que então se afastaram”. As autoridades estavam “preocupadas com esta ação” e instaram “as autoridades iranianas a desescalar a situação na região”.
Supostamente, o Irã rejeitou as alegações chamando-as de “sem valor” e sendo “feitas para criar tensão”. Enquanto isso, os navios britânicos foram colocados em alerta. Felizmente, as coisas não pioraram.
Considerando tudo isso, podemos dizer que A Diplomata é fictícia, mas se baseia em eventos e figuras da vida real para criar um retrato convincente da vida de uma embaixadora.
Todos os oito episódios de A Diplomata estão disponíveis na Netflix.