Bizarro

Hitler não se suicidou? Conheça a teoria da conspiração que inspirou Hunters

2ª temporada de Hunters, do Prime Video, é inspirada em teoria da conspiração inusitada

Alerta de spoilers

A série Hunters ganha sua segunda temporada no Prime Video. O que nem todos sabem é que ela foi baseada em uma teoria da conspiração que diz que Hitler sobreviveu a 2ª Guerra. Vamos falar sobre isso agora.

Na segunda temporada de Hunters, da Amazon, ambientada em 1979, Adolf Hitler e Eva Braun estão vivendo em uma mansão na Argentina, onde estão escondidos há 30 anos.

Biff Simpson diz a Jonas que a história sobre Hitler morrer por suicídio é uma mentira, com Jonas também questionando por que os russos teriam simplesmente queimado o corpo de Hitler.

De acordo com Hunters, a fuga de Hitler foi auxiliada por outros nazistas em toda a Europa, com Eva Braun usando seu isolamento para construir um “Quarto Reich” na América. Enquanto o relato da 2ª temporada de Hunters sobre a sobrevivência de Hitler é inteiramente fictício, sua fuga para a Argentina é baseada em teorias da conspiração da vida real que continuaram a circular bem depois de sua morte em 1945.

A teoria da conspiração que inspirou a história de Hunters de que Hitler fugiu de Berlim e não morreu por suicídio foi apresentada publicamente pela primeira vez em junho de 1945, por um oficial da União Soviética.

Em uma conferência de imprensa, o marechal soviético Georgy Zhukov declarou essa teoria sob as ordens de Joseph Stalin, com Stalin mais tarde apoiando essa afirmação, dizendo à Conferência de Potsdam que Hitler estava vivendo na Espanha ou na Argentina.

A teoria foi então promovida por jornais britânicos que publicaram citações de um oficial soviético afirmando que o corpo carbonizado de Hitler era um “dublê muito pobre”.

Hitler sobreviveu?

Na realidade, a teoria da sobrevivência de Hitler era parte de uma campanha maciça de desinformação dos soviéticos, o que causou mais conspirações sobre o destino de Hitler, apesar das conclusões oficiais afirmarem o contrário.

No entanto, essa teoria da conspiração não morreria ao longo dos anos, com mais figuras se apresentando alegando que o ditador sobreviveu; em 1947, foi revelado que 45% das pessoas entrevistadas na América, onde a verdadeira Operação Paper Clip ocorreu, pensavam que Hitler ainda estava vivo.

Quanto mais supostos oficiais alemães ou autoridades soviéticas apresentavam “evidências” sobre a sobrevivência de Hitler, mais isso era negado por historiadores e entidades oficiais.

Quando os documentos do FBI foram desclassificados pela Lei de Divulgação de Crimes de Guerra Nazista de 1998, uma abundância de arquivos sobre supostos avistamentos de Hitler foram liberados.

Historiadores como Richard J. Evans sugerem que a persistência das teorias de sobrevivência de Hitler é propagada por grupos neonazistas e supremacistas brancos que se recusam a acreditar que o ditador morreria de tal maneira, o que se alinha com as crenças dos personagens neonazistas da 2ª temporada de Hunters, como Travis Leich.

Vale apontar, contudo, que várias testemunhas oculares e testes nos restos dentários de Hitler confirmam que ele morreu em seu bunker em Berlim em 1945.

Veja o trailer de Hunters, abaixo.

Mais sobre Hunters

“Caçadores descobrem que há centenas de oficiais de alto escalão nazistas na cidade de Nova York, em 1977, e que eles estão conspirando para criar um Quarto Reich nos Estados Unidos. Os caçadores tentam frustrar seus planos e levá-los à justiça”, diz a sinopse.

A série é estrelada por Al Pacino e Logan Lerman nos papéis principais, enquanto Jerrika Hinton, Jennifer Jason Leigh e Josh Radnor completam o elenco.

David Weil, criador da série, atua como showrunner, e com Jordan Peele, diretor de Não! Não Olhe! sendo um dos produtores executivos.

A segunda temporada de Hunters já está disponível no Prime Video.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.