Séries

Namoro de Phoebe gerou uma das maiores polêmicas de Friends

A terceira temporada de Friends contou com uma história arrebatadora entre Phoebe Buffay e um homem que perseguia sua irmã gêmea, Ursula. Lisa Kudrow interpretou as duas irmãs Buffay, embora apenas Phoebe tenha atuado como personagem principal na sitcom da NBC criada por David Crane e Marta Kauffman.

O perseguidor de Ursula, Malcolm, apareceu apenas em um episódio, mas o enredo era um pouco controverso.

No total, Ursula apareceu em oito episódios de Friends, mas antes disso, a personagem era uma figura recorrente em Louco Por Você. Embora pareçam iguais, Phoebe e Ursula não poderiam ser mais diferentes em termos de personalidade.

Ursula era muito desagradável e insultava Phoebe constantemente quando reconhecia sua existência. Apesar de suas personalidades drasticamente diferentes, as gêmeas geralmente tinham o mesmo gosto por homens.

Infelizmente, para um caso, o homem acabou sendo um perseguidor assustador.

Malcolm, o perseguidor, apareceu no episódio de Friends, intitulado “The One With The Jam”. O personagem foi interpretado por David Arquette, o namorado da co-estrela de Friends, Courtney Cox, na época.

O casal acabou se casando em 1999, enquanto a popularidade da série ainda estava em seu nível mais alto. O episódio seguiu Malcolm enquanto ele perseguia Phoebe depois de confundi-la com Ursula, sua ex-namorada.

Ela tinha uma ordem de restrição contra ele, mas isso não impediria sua obsessão por Ursula. Enquanto tentava ajudar Malcolm, Phoebe desenvolveu uma queda e começou a namorar com ele.

Ela então percebeu que Malcolm ainda estava perseguindo sua irmã, então ela terminou com ele. Mesmo depois que ela ficou preocupada com o comportamento dele, Phoebe permitiu que ele a perseguisse para ajudá-lo a superar Ursula.

A história compreensivelmente não teve uma ótima recepção com alguns fãs e os criadores do programa foram sinceros sobre seu arrependimento em permitir que Phoebe namorasse um perseguidor.

Grande arrependimento

Crane e Kauffman admitiram que o episódio da terceira temporada levou uma tonelada de reescritas para o roteiro funcionar. Até o produto acabado não era algo que eles lembrassem com carinho.

Não havia como negar o fato de o episódio ter enviado uma mensagem ruim, mesmo nas normas culturais do final dos anos 90. Ter pena de um perseguidor e justificar seu comportamento enviou uma mensagem ruim aos espectadores, e a situação piorou quando Phoebe se apaixonou por ele.

O arco ficou pior quando Phoebe permitiu que Malcolm a perseguisse, como se ela lhe devesse algo depois de perceber que ele estava além de ajuda. Ainda mais interessante foi o fato de Friends já ter apresentado uma história semelhante na temporada anterior, quando Joey começou a namorar uma perseguidora dele antes de perceber que ela era instável demais.

Era evidente em Friends que Phoebe tinha um histórico de namorar homens questionáveis. Dito isto, foi contra a persona estabelecida que ela namorasse alguém perigoso como Malcolm.

Phoebe cresceu sozinha desde tenra idade, o que a tornou extremamente inteligente nas ruas. Ela tinha um talento especial para se livrar de situações perturbadoras, por isso era contra a sua personalidade se abrir para alguém como Malcolm.

Phoebe deveria ter percebido esse comportamento problemático e se afastado quando soube da ordem de restrição.

Todas as temporadas de Friends permanecem disponíveis na Netflix, no Brasil.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.