O Senhor dos Anéis: O que são os Anéis de Poder e o que eles fazem

Anéis foram dados para os elfos, anãos e elfos

Publicado em 23/06/2022 11:46
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O Senhor dos Anéis e a vindoura série Os Anéis de Poder, do Amazon Prime Video, estabelecem tais anéis como elementos centrais da narrativa. Mas afinal, o que são esses objetos e o que cada um deles faz? Veremos isso agora.

Os Anéis de Poder foram criados pelos artesãos de Eregion, liderados pelo elfo Celebrimbor, neto de Fëanor. A motivação por trás da criação desses artefatos veio de Sauron, que na época ainda podia assumir uma aparência bela a fim de enganar os elfos.

Continua depois da publicidade

Carregando anúncio...

Não foi possível carregar anúncio

O Senhor do Escuro se disfarçou como Annatar, o senhor dos presentes, e ajudou a criar 16 dos 19 anéis de poder. Três desses anéis, os mais poderosos dentre eles, foram forjados pelo próprio Celebrimbor, sem intervenção de Sauron.

Três Anéis para os élficos reis sob o céu

Celebrimbor forjou os três anéis por conta própria. Sauron jamais encostou neles. Eles eram chamados Narya, o anel do fogo, Nenya, o anel de diamante e Vilya, o anel do ar.

Narya primeiramente foi usado por Gil-Galad, rei dos Noldor, que deu para Círdan, que então o passou para Gandalf, que usou o anel até o fim da Terceira Era.

Gil-galad também era o dono de Vilya, antes dele passar para Elrond, após a morte de Gil-galad. Já Nenya foi usado somente por Galadriel.

Os três anéis tinham propriedades especiais. Narya tinha o poder de inspirar os outros a resistir à tirania, dominação e desespero (em outras palavras, evocar a esperança de outros ao redor do portador), bem como dar resistência ao cansaço do tempo.

O poder de Nenya, de Galadriel, era preservação, proteção e possivelmente ocultação do mal, porque é afirmado sobre Lórien que “há um poder secreto aqui que mantém o mal da terra”.

Vilya, o anel de Gil-galad, era o mais poderoso dentre os três. Especula-se que ele garantia o poder de prever o futuro, controlar os elementos (visto que Elrond, que o possui posteriormente) conjura uma torrente de água a fim de evitar que os nazgûl entrassem em Valfenda. Além do poder de cura.

Sete para os Anãos em recinto rochoso

Esses anéis já sofreram interferência de Sauron, que ajudou na forja desses artefatos. Eles foram dados para os senhores anãos.

Os anéis garantiam vasta riqueza para o portador deles, mas também intensificavam a ganância do usuário, o que acabou levando à ruína dos anãos, ao menos daqueles que usaram os sete anéis. Isso chega a ser abordado, mesmo que indiretamente, em O Hobbit.

Vale apontar que a intenção verdadeira de Sauron era dominar os anãos por meio desses anéis, mas a natureza da raça impediu que eles fossem influenciados pelo Senhor do Escuro.

Infelizmente, eles acabaram se autodestruindo na ganância.

Nove para os Homens que a morte escolheu

Nove anéis foram dados aos reis humanos, que acabaram sendo corrompidos por Sauron.

Os efeitos dos Nove sobre os Homens foram que cada um deles adquiriu grande poder e riqueza, além de aparente vida eterna.

Depois de um tempo, no entanto, a vida tornou-se insuportável para eles, e quando eles colocaram os anéis, eles frequentemente contemplavam os fantasmas e ilusões de Sauron.

Um por um eles caíram sob o controle permanente de Sauron, e se tornaram espectros que faziam apenas as ordens de Sauron.

Eles permaneceram permanentemente invisíveis, exceto para aqueles elfos que uma vez viveram nas Terras Imortais (poucos na Terceira Era) e Maiar como Sauron e os magos. Eles também eram visíveis para quem usava o Anel Governante. Este processo também parecia ligar suas vidas e poder com as de Sauron, tornando-os pouco mais que extensões de sua vontade.

Quando o poder de Sauron era fraco, os próprios espectros também eram bastante impotentes. À medida que Sauron se tornou mais forte, no entanto, eles se tornaram muito mais poderosos, a ponto de o Rei dos Bruxos presumivelmente ser capaz de igualar Gandalf, o Branco, em força.

O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder chega ao catálogo do Amazon Prime Video em 2 de setembro de 2022.

Sobre o autor

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio