Muitos nomes

Sandman: Explicamos por que Morpheus chama Lucifer de Portador da Luz

Há um motivo para Sonho usar esse título na série da Netflix

Tal qual Morpheus, Lucifer tem muitos nomes em Sandman. Um deles é Portador da Luz e há uma clara explicação para o nome e, mais importante, por que Sonho chama o Senhor do Inferno dessa forma.

No quarto episódio de Sandman, Sonho e Matthew descem ao Inferno para recuperar o capacete perdido de Morpheus.

O artefato foi negociado com um demônio chamado Choronzon por Ethel Cripps em troca de um amuleto de proteção.

Choronzon se recusou a se separar do capacete de Sonho e o demônio desafiou Morpheus para jogar O Jogo Mais Velho. Choronzon então nomeou Lucifer Morningstar como seu campeão para enfrentar o Sandman.

O Perpétuo superou o Diabo e ganhou seu capacete de volta. Por sua vez, Lucifer foi humilhado publicamente na frente dos milhões de demônios do Inferno. Isso levou o fervente Lucifer a jurar vingança contra o Senhor dos Sonhos.

Gwendoline Christie e Tom Sturridge em Sandman.
Gwendoline Christie e Tom Sturridge em Sandman.

Por que Portador da Luz

Ao longo do episódio 4 de Sandman, Sonho se refere repetidamente a Lucifer como Portador da Luz. A principal razão é que o nome Lucifer significa literalmente “portador da luz”.

O verdadeiro nome angelical de Lucifer é Samael, mas ele adotou o outro nome por ser o primeiro e mais bonito dos anjos de Deus. Samael era conhecido entre os anjos como “o Portador da Luz, a Estrela da Manhã”, e Lucifer manteve esses nomes (enquanto abandonava Samael) depois que ele se rebelou contra Deus e foi lançado para o Inferno junto com seus seguidores há 10 bilhões de anos.

Sonho chamar o Diabo dessa forma é um sinal de respeito, e o mestre dos sonhos é adequadamente reverencial em relação ao nome do anjo caído, já que Morpheus, ele mesmo, é conhecido por muitos nomes como Sonho, Oneiros, e, claro, o Sandman.

Outra razão pela qual Sonho é tão cuidadoso com a forma como ele se refere a Lucifer é que ele teme o Diabo por direito.

Como o Sandman explicou a Matthew, Lucifer Morningstar é muito mais poderoso do que o rei dos sonhos.

O Diabo pode até ser o ser mais poderoso que existe além do próprio Deus. Morpheus foi ainda mais cauteloso no quarto episódio de Sandman, porque seus próprios poderes tinham sido drasticamente diminuídos pelo século em que foi preso na Terra por Roderick Burgess e o roubo de seus símbolos de cargo.

Sonho percebeu que ele colocou muito de seu poder e essência nas ferramentas do Sandman como sua bolsa de areia dos sonhos e seu rubi. Morpheus estava bem ciente de que ele não venceria um confronto direto, o que ele esperava evitar.

Sonho usou todas as táticas que podia para evitar incorrer na ira de Lúcifer, que incluía chamar respeitosamente o Diabo de Portador da Luz cada chance que ele tinha.

Infelizmente, Choronzon colocou Morpheus em uma situação impossível que o levou a enfrentar diretamente Lúcifer em O Jogo Mais Antigo.

A primeira temporada de Sandman está disponível na Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.