As séries coreanas têm feito o maior sucesso mundialmente, inclusive no Brasil. Diversas vezes alguma produção originada no país asiático entra no top 10 da Netflix, por exemplo. Mas o termo k-drama se aplica somente à elas? E o que exatamente quer dizer a palavra, que se popularizou nos últimos anos? Veremos isso agora.
Originalmente, k-dramas são séries/novelas de drama, romance, comédia romântica ou de época produzidas na Coreia do Sul. Em geral são obras autocontidas, ou seja, suas histórias são concluídas em apenas uma temporada.
Mas nos últimos anos o termo passou a ser usado até para se referir a séries com mais de uma temporada, como é o caso de Round 6 (cujo segundo ano ainda está para chegar).
Além disso, o gênero também se estendeu, ao ponto que produções de suspense e até terror (como All of Us Are Dead, da Netflix) podem ser consideradas k-dramas – ainda que alguns puristas possam encrencar com isso. A linguagem é viva, então é natural que isso aconteça.
Mas é importante não confundir k-dramas com doramas. Abaixo mostramos o porquê disso.
A diferença entre k-drama e dorama
Naturalmente, o “k” do k-drama vem de Korean (coreano em inglês), mas a origem da palavra dorama não é tão óbvia.
Dorama também vem diretamente da palavra drama, que é justamente pronunciada “dorama” pelos japoneses. Isso ocorre devido à ausência de palavras ou recursos gráficos nas línguas japonesa e outras línguas do leste asiático para combinar certas consoantes diretamente.
Como resultado, quando um falante nativo pronuncia uma palavra estrangeira com a letra “R” após outra consoante, é comum que eles insiram naturalmente uma vogal entre elas.
Wankuk Kim, diretor do Centro Cultural Coreano no Brasil (CCCB), inclusive, deixou bem claro ser errado chamar uma série coreana de dorama (via KoreaIn)
“Dorama é um termo japonês que não é apropriado, principalmente quando se trata de novelas coreanas. Ao fazer referência a essas produções, os telespectadores devem chamá-las de dramas coreanos ou K-Drama”.
Assim sendo, para resumir, doramas são séries originadas no Japão e k-dramas na Coreia do Sul.