Séries

Amado personagem de Vikings é antepassado de Rainha Elizabeth II

Na Idade Média, o Duque da Normandia governava o Ducado da Normandia no noroeste da França. Em 911, o ducado veio de uma concessão de terras dada ao líder Viking, Rollo, por Carlos III, o governante carolíngio da Francia Ocidental, em uma tentativa de parar o ataque dos Vikings.

Em 924 e 933, a Normandia foi expandida por novas concessões reais, e os descendentes de Rollo continuaram a governar até 1135. Em 1202, o rei francês Filipe II declarou a Normandia um feudo perdido, e foi conquistada em 1204 pelo exército de Filipe II.

Não há registro de Rollo, figura histórica que é retratada na série Vikings, possuindo ou usando qualquer título.

Antepassado da rainha

No entanto, seu filho e neto, Guilherme I e Ricardo I, respectivamente, usaram os títulos “conde” e “príncipe”. Antes de 1066, o governante da Normandia era comumente chamado de Conde da Normandia ou Conde dos Normandos.

O primeiro uso registrado do título de duque é um ato a favor da Abadia de Fécamp em 1006 por Ricardo II. Durante o reinado de Ricardo II, entre 996 e 1026, a chancelaria dos novos reis capetianos da França começou a chamar o governante de “duque dos normandos”.

Durante o reinado do neto de Ricardo II, Guilherme (1035-87), o governante da Normandia tinha a escolha de “príncipe, duque e conde da Normandia” se não tivesse certeza de qual deveria ser o título. O equivalente literal em latim de “Duque da Normandia”, dux Normanniae, estava em uso por volta de 1066.

Em 1066, Guilherme, duque da Normandia, conquistou a Inglaterra e se tornou o rei Guilherme. No entanto, ele escolheu deixar o Ducado da Normandia para seu primeiro filho, Roberto Curthose, e o Reino da Inglaterra para seu segundo filho sobrevivente, William Rufus.

Mais tarde, Roberto hipotecou a Normandia a Guilherme em 1096. Quatro anos depois, o irmão deles, o rei Henrique I, conquistou a Normandia. Ao longo do século 12, foi em grande parte mantida por novos reis da Inglaterra.

Nas Ilhas do Canal – a última parte remanescente do ex-Ducado da Normandia a permanecer sob o domínio de um monarca britânico -, na costa francesa da Normandia, o monarca britânico é conhecido como o “Duque da Normandia”.

O título permanece como “Duque” mesmo que o monarca seja uma mulher, como no caso da atual monarca, a Rainha Elizabeth II.

Durante uma visita à Normandia em maio de 1967, os franceses começaram a cumprimentar Sua Majestade e gritaram “Vive la Duchesse!” ao que a Rainha supostamente respondeu: “Bem, eu sou o Duque da Normandia!”

O título é usado pelos ilhéus, durante seu brinde leal, quando dizem “O Duque da Normandia, nossa rainha” ou “A rainha, nosso duque” ou, em francês, “La Reine, notre Duc“, em vez de simplesmente “A rainha”.

Sair da versão mobile