Fora do ar

Amazon, Globo e SBT negociam para trazer Chaves de volta à TV

Desde 2020 nenhum país do mundo transmite Chaves

Chaves
Chaves

A Amazon Prime Video está em negociações com a Televisa para trazer de volta as séries Chaves e Chapolin ao catálogo do streaming no Brasil. Além da Amazon, a Globo e o SBT também estão conversando com a empresa mexicana desde a semana passada.

O objetivo dessas conversas é resolver questões relacionadas aos antigos contratos que foram suspensos após o bloqueio global dos direitos de transmissão.

A Amazon, que já tinha um contrato para exibição dessas séries no Brasil, recebeu a informação de que novos acordos precisam ser feitos, não só para ela, mas também para a Globo e o SBT.

Novas bases de pagamento estão sendo negociadas devido ao aumento no valor solicitado pelo Grupo Chespirito, responsável pelos direitos das séries criadas por Roberto Gómez Bolaños.

A Amazon, entre todas as empresas que detinham os direitos das séries do Grupo Chespirito, mantinha a melhor relação. Durante o período em que os programas estavam no ar, a plataforma chegou a exibir a versão animada de Chaves. Nos Estados Unidos, a família de Bolaños já autorizou o retorno de Chaves a partir do dia 21 deste mês, através do streaming ViX e do canal UniMás.

Desde 2020, nenhum país transmite Chaves, quando o SBT parou de exibir o programa devido a um impasse relacionado aos direitos das histórias.

A Televisa detém as fitas com os episódios, mas o Grupo Chespirito, liderado pelo filho de Bolaños, Roberto Gómez Fernandes, é o responsável pelos direitos intelectuais dos personagens e roteiros.

A falta de acordo entre a Televisa e o Grupo Chespirito, que solicitou um aumento no valor pago pela distribuição global das séries, resultou na suspensão da exibição de Chaves, Chapolin e outras criações de Bolaños.

Desde então, as partes ainda não chegaram a um entendimento, deixando os programas fora do ar por quatro anos.

Sair da versão mobile