Vai acontecer?

As maiores previsões de Os Simpsons para 2025 e além

A família mais famosa da TV americana pode ter previsto alguns acontecimentos para 2025

Os Simpsons

Os Simpsons ficaram famosos ao longo dos anos não só por ser a família mais adorada das animações, mas também por prever o futuro, de certa forma. Foram inúmeras “previsões” desde lesões de jogadores, até mesmo resultados de disputas políticas, o que lhes deu o status de ícones da premonição.

Agora, com o ano de 2024 cada vez mais próximo de chegar ao fim, a dúvida que fica é: quais acontecimentos de 2025 a família teria previsto? Será que Os Simpsons vão acertar mais uma vez? E é por isso que separamos alguns momentos que, por mais absurdos que possam parecer, podem se tornar reais em breve.

Avatares digitais (ou hologramas) podem finalmente se tornarem reais

Hologramas sempre foram famosos em filmes de ficção-científica, ou até mesmo produções que retratassem o futuro. Em um episódio da 11ª temporada da série, Bart têm um vislumbre de seu futuro em 2030, onde ele recebe uma mensagem holográfica de Nelson, que aparece com seu avatar digital zombando do garoto.

Esses hologramas já ganharam espaço recentemente, com bandas como ABBA (e agora o KISS) se apresentando através desses avatares nos palcos. Além disso, exposições ao redor do mundo também trouxeram figuras icônicas de volta através da tecnologia, que tem tudo para se tornar ainda mais frequente nos próximos anos.

Um mundo dominado pela IA

Uma das previsões mais assustadoras de Os Simpsons é, talvez, a forma como a IA deve substituir a mão de obra humana nos próximos anos. E, de fato, isso já está acontecendo de certa forma. A tecnologia alimentada por IA, como o ChatGPT, assumiu empregos em empresas querem reduzir custos e cortar seu quadro de funcionários. No entanto, especialistas alertam sobre a dependência excessiva e imprudente da IA.

Na 6ª temporada, Os Simpsons alertaram a sociedade sobre como a inteligência artificial poderá trair os humanos, e criar situações perigosas. No episódio, os robôs de Comichão e Coçadinha atacam uns aos outros para o entretenimento da multidão. Tudo parece seguro, até que um flash de uma câmera causa um curto-circuito em um robô, que então influencia os outros a se voltarem contra os humanos.

Embora isso possa parecer uma piada, a crescente dependência da IA tem potencial de criar riscos para a população mundial. É claro que não necessariamente igual ao episódio, mas situações perigosas podem acontecer quando se menos espera.

Novos desastres ambientais

No filme dos Simpsons, Homer deposita as fezes do “Porco-Aranha” e outros tipos de lixo em um lago de Springfield, o que acaba gerando um dos maiores desastres ambientais da cidade e a coloca em quarentena.

Claro, as ações de Homer são transformadas em piada, mas é um claro lembrete do que pode acontecer se todos fizerem o mesmo e ignorarem as situações ambientais recentes. Em 2024, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente emitiu um relatório surpreendente, que fala sobre como o mundo está no meio de uma crise mundial de mudança climática, perda de biodiversidade, poluição e desperdício. Parece que é uma realidade não tão distante, não é mesmo?

O monopólio das empresas

Atualmente, inúmeras empresas de entretenimento tem se “juntado” umas às outras para formar um grande conglomerado em busca de lucro. Com a ascensão do streaming, mais empresas de mídia continuam a se adaptar e buscando comprar marcas menores ou em falência para se juntar ao seu grupo e dominar certo setor.

Em 1995, Os Simpsons já haviam previsto o que aconteceria quase 30 anos depois. Em um dos episódios, Lisa tem um vislumbre de seu futuro após visitar uma cartomante. Enquanto os espectadores ficam presos na sequência do sonho durante a maior parte do episódio, o repórter Kent Brockman aparece na televisão para ler as notícias do dia. No fundo, o nome da rede se destaca: “CNNBCBS — uma divisão da ABC”, onde há quatro empresas juntas: ABC, CNN, NBC e CBS.

Seria uma piada naquela época, certo? Acontece que os próprios Simpsons passaram por isso, até porque a Disney iria adquirir a 20th Century Fox anos depois. E isso pode ser apenas o começo!

Neurotransmissores se tornando uma realidade

No início de 2024, surgiram notícias de que a empresa Neuralink, de Elon Musk, havia implantado seu primeiro chip em um cérebro humano. O objetivo desse implante seria permitir que pessoas com tetraplegia controlem computadores e dispositivos apenas com seus pensamentos, e também se comunicar um com os outros.

Na 23ª temporada, Os Simpsons mostraram essa possibilidade acontecendo em 2041, onde Homer recebe um e-mail no qual ele pode acessar com seu cérebro. Porém, o e-mail se trata de um vírus e acaba causando bastante dor de cabeça para a família. É claro que tudo não passa de uma brincadeira, mas se esses implantes já estão sendo testados, quem garante que eles não podem acontecer em um futuro nem tão distante?

Todas as temporadas de Os Simpsons estão disponíveis no Disney+.

Sair da versão mobile