Um dos fracassos mais conhecidos dos últimos anos é o da trilogia Divergente, estrelada por Shailene Woodley. Recentemente em uma entrevista com o site TooFab, Theo James, intérprete de Quatro, disse que não somente ele, mas a maioria do elenco original do filme não retornariam para o último longa. Mas ao que parece, esse último longa sequer vai acontecer.
De acordo com o Deadline, a Starz, responsável pelo desenvolvimento de Deuses Americanos, adquiriu os direitos da franquia e já começou a produção acelerada de uma série de TV a respeito.
A adaptação cinematográfica da série Divergente tinha o plano original de dividir o terceiro livro em dois filmes, mas a fraca bilheteria de A Série Divergente: Convergente fez o estúdio reconsiderar a decisão e optar por migrar a franquia para a TV.
Com direção de Lee Toland Krieger (A Incrível História de Adaline), que substituiria Robert Schwentke (Insurgente, Convergente), A Série Divergente: Ascendente estava marcado para encerrar a franquia em 8 de junho de 2017.