Séries

Disney e HBO exigem que showrunners continuem trabalhando mesmo com a greve

Disney manda carta enfática aos funcionários

Grandes estúdios como Disney e HBO exigiram que os showrunners do Sindicato de Roteiristas dos EUA (Writer’s Guild of America) retornassem ao trabalho em meio à greve de roteiristas.

O WGA entrou oficialmente em greve em 2 de maio, o que significa que os roteiristas de cinema e televisão que fazem parte do sindicato abandonaram os projetos atuais e estarão em greve até que um acordo com a Aliança de Produtores de Cinema e Televisão (AMPTP) possa ser alcançado.

O WGA está negociando questões importantes, como melhores salários e segurança no emprego.

Em um relatório obtido pelo THR, a editora da Disney ABC Signature enviou cartas aos showrunners que também são membros do WGA em 3 de maio, exigindo que eles retornassem às suas funções como showrunners, que costumam ser creditados como roteiristas e produtores-executivos.

Outros grandes estúdios fizeram o mesmo, incluindo HBO/HBO Max e CBS Studios. A carta da Disney diz que, embora eles possam fazer parte do WGA e possam interromper seu trabalho de escrita, eles ainda devem estar desempenhando suas outras funções, citando um acordo de serviços pessoais que diz que o WGA não pode multá-los por continuarem trabalhando.

“Queremos especificamente reiterar a você, como showrunner ou outro roteirista-produtor, que você não está dispensado de desempenhar suas funções como showrunner e/ou produtor de sua série como resultado da greve da WGA. Seu contrato de serviços pessoais com o estúdio exige que você execute suas funções de showrunner e/ou produtor, mesmo que a WGA tente multá-lo por executar tais serviços durante a greve. Suas funções como showrunner e/ou produtor não são dispensadas, suspensas ou encerradas a menos que você seja notificado por escrito pelo estúdio. O estúdio pretende permanecer na ativa durante a greve da WGA e temos o direito legal de fazê-lo.”

HBO Max passa por mudanças

Por que o WGA está entrando em greve?

O principal motivo é o desejo por melhores salários. Dado que esta é a primeira rodada de negociações sérias para um novo acordo desde que as plataformas de streaming dominaram o mercado, os membros do sindicato dos roteiristas sentem que o pagamento por programas no streaming não é justo.

De acordo com o THR, outro ponto de discórdia é a proposta do WGA de tamanho mínimo da equipe e janela de emprego. A AMPTP está procurando equipes de redação menores.

A greve entra em vigor imediatamente. Isso significa que projetos com roteiristas do WGA não serão escritos até que um acordo seja formalizado. Isso inevitavelmente levará a atrasos na produção, já que streamers e estúdios não podem filmar séries e filmes sem roteiros.

Durante a última greve, Hollywood foi praticamente fechada por quase três meses, forçando muitas redes a adiar ou encurtar as temporadas da maioria dos programas no ar na época.

Sair da versão mobile