Séries

Dragon Ball finalmente explica um dos detalhes mais BIZARROS da franquia

Dragon Ball Z é muito, muito estranho. Não é uma afirmação muito radical para dizer, mas é verdade.

A série apresenta algumas criaturas bastante estranhas, incluindo muitos animais. Há uma razão pela qual Piccolo, uma criatura verde com antenas, quase não se destaca em um mundo em que o rei Furry, o rei da Terra, é um cão felpudo.

Mas os fãs da série apenas atribuíram isso a ser um elemento estranho do mundo. Afinal, existem dinossauros, gatos que mudam de forma e a lua explode algumas vezes. E daí?

Bem, Dragon Ball Z: Kakarot chegou mais uma vez com uma explicação de por que e como pode haver animais antropomórficos no mundo de Dragon Ball. A explicação torna toda a situação ainda mais estranha do que já era.

Acontece que eles escolheram se parecer com bestas.

Uma escolha

Acontece que as criaturas animais, agora conhecidas como homens-feras, escolheram ser assim consumindo um tipo de droga. Este medicamento resultou em várias pessoas se transformando em animais antropomórficos.

Aparentemente, alguns anos atrás, foi uma moda passageira se transformar em homens-feras, o que significa que o próprio rei Furry se tornou um cão felpudo, não devido às circunstâncias de seu nascimento, mas porque era a coisa mais importante a se fazer quando criança.

Por um lado, a tecnologia de Dragon Ball é desconcertante, com casas inteiras sendo capazes de caber em cápsulas minúsculas e é possível viajar mais rápido que a luz. Portanto, a modificação genética que permite que você se transforme em um animal não é inerentemente muito estranha.

E, de fato, explica exatamente por que existem tantos homens-fera andando por aí. No entanto, nessa mesma busca, confirma-se que Oolong e Puar nasceram do jeito que são.

Isso apresenta a compreensão bizarra de que alguns homens-fera são devidos a modificações genéticas, enquanto outros nasceram genuinamente dessa maneira.

Inconsistências e perguntas

Embora esse retcon pareça explicar por que os homens-fera existem, tudo o que faz é forçar você a questionar tudo o que sabia sobre o conhecimento de Dragon Ball. No anime e no mangá propriamente, é indicado que rei Furry vem de uma longa fila de cães, o que parece implicar que ele ser um cão é um produto de ancestralidade genética, não uma moda que ele se envolveu quando Bulma tinha cerca de dez anos.

Isso também levanta a questão: como herdeira do império da Capsule Corp, Bulma ajudou na criação dos homens-fera? O pai dela ajudou a criar as drogas que transformavam as pessoas em animais?

Tudo isso parece ainda mais inútil quando você considera que existem toneladas de animais por aí. Então, quais são os produtos de manipulação genética e quais não são?

Os dinossauros que falam são um produto da manipulação genética? E o lobisomem que lutou durante o 22º Torneio Mundial de Artes Marciais é um lobisomem que está preso em forma de lobo graças ao Mestre Roshi explodindo a lua?

Ele é um lobisomem devido a uma maldição mágica ou alguma droga estranha que ele tomou que o transformou em uma criatura mutante lobisomem? E quanto a Shu, o companheiro cachorro do imperador Pilaf?

Ele parece ter uma patente militar no império de Pilaf, então ele é um homem-fera natural ou não-natural?

Era realmente necessário?

O que realmente importa, porém, é que o retcon não é apenas desnecessário. Também é cada vez mais problemático, porque torna a franquia ainda mais confusa.

Acrescenta tantas perguntas que não precisavam ser feitas e que agora precisam de mais esclarecimentos para fazer sentido. Felizmente, Dragon Ball Z: Kakarot não é um substituto para o cânone do mangá.

É apenas uma adaptação da mesma história. Nada disso realmente importa no esquema da narrativa original – a menos que alguma história futura de Dragon Ball Super transforme esse novo retcon em cânone.

Não é algo que as pessoas perguntem ou falem, o que resulta nesse sentimento como uma adição estranha e um pouco irritante ao conhecimento de Dragon Ball.

Por fim, permanece a pergunta: como fã, o que é mais provável que se torne uma piada entre os fãs? Que o rei Furry é um cachorro ou que o rei Furry é um homem que escolheu ser um cachorro para combinar com seus antecessores, que por acaso também eram cães?

O rei Furry estava se sentindo inseguro de que seu retrato não se encaixasse nos outros reis homens-feras atrás dele? Há muito o que questionar sobre essa decisão, e nada disso parece importante para o enredo geral do jogo.

No final, este retcon explica um dos elementos mais estranhos de Dragon Ball Z, mas foi uma explicação que realmente precisamos?

Sair da versão mobile