Por que o protagonista de Brooklyn Nine-Nine Jake Peralta perdeu seu apelido afetuoso de “JP” após o episódio piloto? Como muitos seriados de comédia, o sucesso da NBC, Brooklyn Nine-Nine, mudou enormemente desde seu piloto irregular de 2013.
A série provavelmente passará por muito mais transformações em breve, graças a uma mudança cultural na percepção da polícia. Mas, apesar do que a maioria dos telespectadores espera das séries cômicas, Brooklyn Nine-Nine tem passado por constantes revisões desde seu episódio piloto.
Como visto na transformação de Boyle de um perdedor apaixonado para um homem de família casado e feliz (embora ainda um pouco perdedor), Brooklyn Nine-Nine renovou a imagem de muitas figuras centrais no programa ao longo de sua jornada de sete temporadas. É esse desenvolvimento consistente de personagem ao longo da história do programa que manteve os espectadores voltando e ajudou a série a evitar o envelhecimento.
Mas um vislumbre do piloto da série prova que a sala de escritores tem estado ocupada mudando os detalhes dos personagens desde o primeiro episódio. Brooklyn Nine-Nine fez muitas mudanças entre o episódio piloto inicial e a série propriamente dita, incluindo o descarte da detetive Daniels, a terceira personagem da dupla não tão dinâmica de Hitchcock e Sully.
No piloto, Terry se refere a Jake Peralta como “JP”, a única vez que ele fez isso em toda a série até agora, apesar das iniciais serem um apelido fácil e crível. Então, por que esse detalhe foi descartado?
As respostas vêm em como o apelido é diferente dos outros apelidos de Peralta e como ele se encaixa no resto do elenco da série. Essencialmente, foi um erro que foi corrigido para ajudar a vender quem Jake realmente era.
Mudança sutil
O piloto do programa apresenta a aparição única de “JP” porque a criação de conflito máximo (e, portanto, potencial cômico) entre a equipe de Holt e Peralta dependia do último ser estranhamente pouco profissional e estar hilariamente comprometido com seu dever (com uma imagem de líder). Chamar Peralta de “JP” indicava que esse protagonista relativamente bem ajustado, embora um tanto desleixado, era o tipo de cara cujos colegas de trabalho se davam bem.
Isso minimiza sua tolice e também enfraquece a consternação ou frustração muitas vezes cômica com ele. Mas, em comparação, o nome “Peralta” se encaixa muito melhor com o personagem idiota cujos colegas de trabalho não suportam sua imaturidade.
Essa pequena mudança ajudou a convencer de uma dinâmica diferente e melhor entre Jake e a equipe. “JP” não funcionava para um idiota talentoso, mas que se auto sabotava, e o tipo de policial irresponsável que iria se chocar completamente com a abordagem de Holt da lei.
Brooklyn Nine-Nine muito habilmente ajudou a influenciar como a falta de seriedade de Jake chegou ao público com uma mudança sutil que disse tudo sobre seus relacionamentos no trabalho.
No Brasil, Brooklyn Nine-Nine está agora disponível na Netflix.