Um episódio da 3ª temporada de Sword Art Online ganhou classificação para maiores de 17 anos no Toonami, emissora do Cartoon Network voltada para animes. O motivo foram cenas com conteúdo violento.
Como um fã mostrou no Twitter (veja abaixo), o décimo capítulo da nova temporada ganhou a classificação. O motivo é que o capítulo mostrou cenas de agressão sexual.
O episódio foi crucial para a história de Eugeo. O cavaleiro em treinamento teve que lidar com dois valentões, depois deles ameaçarem Tiese e Ronye. A situação saiu do controle e as garotas foram abusadas sexualmente, em frente ao personagem.
A cena foi censurada em diversas emissoras no Japão. No entanto, o Toonami optou por não editar e apenas mudou a classificação do capítulo.
Sword Art Online conta a história de um mundo futurista onde o protagonista Kirito, assim como a maioria de seus colegas e amigos, passa boa parte do dia mergulhado na realidade virtual de um novo estilo de video-game.
As coisas complicam, no entanto, quando um novo jogo é lançado – Sword Art Online, que não permite que seus jogadores se desconectem e faz com que, quando eles são mortos no jogo, morram também na vida real.
A Netflix está produzindo uma série live-action de Sword Art Online, que segue sem data de estreia. A 3ª temporada do anime está em produção.