Algumas séries de TV desenvolvem estilos tão distintos que se tornam inimitáveis, e seus episódios mais icônicos funcionam como exemplos desse formato característico.
Esses episódios não são necessariamente os melhores do programa, mas são um resumo essencial de tudo o que torna o programa excelente.
Às vezes, um único episódio pode ser tão revolucionário que influencia todo o estilo do programa, marcando um ponto de virada claro.
Dito isso, confira, abaixo, 6 episódios icônicos de séries de TV, dos quais jamais nos esqueceremos.
O Restaurante Chinês – Seinfeld (02×11)
Seinfeld é famoso por se descrever como uma “série sobre nada” e “The Chinese Restaurant” é a cristalização perfeita desse conceito. Jerry, George e Elaine passam o episódio inteiro esperando por uma mesa em um restaurante chinês antes de irem ao cinema.
É um experimento ousado, mas funciona devido ao excelente elenco e à maneira como eles conseguem se destacar uns dos outros.
Seinfeld está disponível na Netflix.
The Reichenbach Fall – Sherlock (02×03)
Sherlock trouxe os populares romances policiais da era vitoriana de Arthur Conan Doyle para o século XXI, e seus melhores episódios conseguem dar um toque novo às histórias conhecidas.
“The Reichenbach Fall” é baseado no confronto entre Sherlock Holmes e seu nêmesis Moriarty, que no livro se passa na Alemanha, mas na série em Londres.
O episódio basicamente faz gaslighting com a própria audiência, fazendo-nos duvidar de tudo que vimos na série até então.
Sherlock está disponível no Prime Video.
Remedial Chaos Theory – Community (03×04)
Muito antes de Rick e Morty, Dan Harmon explorou linhas do tempo alternativas e o multiverso com a 3ª temporada de Community, episódio 4, “Remedial Chaos Theory”. Na festa de inauguração da casa de Troy e Abed, Jeff deixa que o lançamento de um dado decida quem deve descer para pegar uma pizza.
Abed imagina as seis linhas do tempo diferentes que esse evento cria, e cada uma delas é um episódio em miniatura que mostra como o grupo disfuncional se desintegra ainda mais quando um membro está faltando. Community sempre brinca com as estruturas do enredo e usa seus episódios mais experimentais para desconstruir as convenções narrativas tradicionais.
Community está disponível no Prime Video e na Netflix.
The Rains Of Castamere – Game Of Thrones (03×09)
Game of Thrones conseguia combinar intriga política com violência chocante. Isso nunca foi tão evidente quanto durante o evento mais infame da história da série: o Casamento Vermelho. A sangrenta trama de vingança foi o ponto culminante de três temporadas de tensões lentamente crescentes, e tudo se desenrolou de forma espetacular.
Game of Thrones está disponível no HBO Max.
Downer Ending – Bojack Horseman (01×11)
“Downer Ending” foi uma das primeiras indicações de quão profundo e sombrio BoJack Horseman estava disposto a ir. Em uma alucinação induzida por drogas, BoJack se depara com sua lista de demônios pessoais. O principal deles é o relacionamento sem amor com os pais, sua incapacidade de manter um relacionamento estável e seu senso de identidade em constante mudança. De alguma forma, tudo isso é muito divertido.
A genialidade peculiar de Bojack Horseman – uma das melhores, se não a melhor série da Netflix, é que ela consegue conciliar temas pesados com humor jovial e bobo, e há muitas risadas para iluminar a noite escura da alma de BoJack.
Bojack Horseman está disponível na Netflix.
Nosedive – Black Mirror (03×01)
O melhor episódio de Black Mirror usa tecnologias de ficção científica para comentar sobre o estado atual da sociedade. “Nosedive” dá um golpe na economia de trabalho, aplicando sistemas de classificação a todos, com base não apenas na entrega de comida ou na direção, mas em cada minuto de interação social. É uma brilhante desconstrução do fino verniz da sociedade educada, e sua premissa de ficção científica nunca ofusca o drama humano no centro do episódio. Em “Nosedive”, como na vida, algumas pessoas são vistas como inferiores a outras e são tratadas como tal.
Black Mirror está disponível na Netflix.