A cada nova temporada, A Casa do Dragão parece redefinir o que podemos esperar das produções ambientadas no universo de George R.R. Martin. No entanto, nem só de batalhas e intrigas políticas vive a trama. Emma D’Arcy, que interpreta Rhaenyra Targaryen, fez uma revelação curiosa sobre sua personagem para a terceira temporada da série, apontando uma mudança que, apesar de simples, ela acredita que pode ter um grande impacto na forma como será vista.
Em uma conversa descontraída com Josh Horowitz no podcast Happy Sad Confused, D’Arcy expôs um pedido direto para os roteiristas. A atriz afirmou que queria ver sua personagem com uma arma que a permitisse ocupar fisicamente o espaço de batalha que sua posição já sugere. Para a atriz, a ausência de uma espada ou algum tipo de arma era um detalhe que tornava a personagem menos imponente, especialmente quando comparada aos outros personagens masculinos que constantemente estão armados.
O que uma espada pode mudar para Rhaenyra
A solicitação de D’Arcy pode parecer uma simples questão estética, mas, no contexto de A Casa do Dragão, ela reflete um desejo legítimo de transformação para a personagem. Desde o começo da série, Rhaenyra vem sendo retratada como uma mulher forte e cheia de ambições, mas também como uma figura que, muitas vezes, se vê à margem das grandes batalhas, principalmente no decorrer da segunda temporada. Embora seja uma líder de guerra em potencial, ela não tem o mesmo simbolismo de força que outros personagens, como Daemon Targaryen.
Ao longo da trama, a personagem tem se destacado pelo seu raciocínio estratégico e pelas alianças políticas, mas, para ela, falta-lhe uma representação mais física do poder. A atriz, portanto, queria que isso fosse corrigido. Em seu pedido, D’Arcy disse que não se importaria se fosse uma adaga ou uma espada curta — o importante era ter algo para segurar nas mãos, como os outros personagens fazem. Para ela, essa simples mudança permitiria a Rhaenyra se envolver de maneira mais visceral nas cenas de ação, além de refletir melhor o seu papel de liderança.
O pedido da atriz se alinha bem com o desenrolar da história de Rhaenyra na segunda temporada. No final dessa fase, a personagem já começa a se preparar para uma guerra aberta, o que exigirá mais do que palavras e alianças. A presença de uma espada ajudaria a dar a Rhaenyra um caráter mais combativo, além de fornecer um símbolo físico de sua luta pelo poder.
Na terceira temporada, onde a guerra parece finalmente ganhar contornos de confronto direto, é plausível que Rhaenyra tenha sua presença mais assertiva no campo de batalha. Embora seu dragão Syrax seja uma de suas maiores forças, a espada daria uma nova força para a personagem, que, até então, parecia um pouco presa nas tensões políticas e nas dinâmicas de corte.
A evolução de Rhaenyra e o impacto de uma arma
Adicionar uma espada ao figurino de Rhaenyra seria um símbolo interessante de seu crescimento dentro da narrativa. Enquanto outros personagens já possuem elementos que demonstram poder físico e capacidade de combate, Rhaenyra poderia finalmente ser vista como uma combatente em igualdade de condições.
Na terceira temporada, Rhaenyra terá a difícil tarefa de conquistar a Fortaleza Vermelha, e isso provavelmente exigirá mais do que apenas táticas políticas e alianças. A presença de uma espada poderia torná-la ainda mais imponente, refletindo o tipo de governante e líder que ela se tornará.
Além disso, com o aumento do conflito com personagens como Aemond e Aegon, é inevitável que Rhaenyra seja empurrada para situações de combate físico, como foi mostrado na temporada anterior onde ela sofreu um atentado que, se não fosse por seu guarda, teria sido bem-suscedido.
Embora a terceira temporada de A Casa do Dragão ainda não tenha uma data de estreia oficial, os fãs já podem esperar grandes mudanças em um enredo que finalmente deve colocar as forças opostas em confronto aberto.
Casa do Dragão está disponível na Max.