Contém spoilers!
Breaking Bad é uma série tão cheia de nuances que, mesmo sete anos depois de seu final ir ao ar, os fãs ainda estão descobrindo novos detalhes ao reassistir a famosa série da AMC.
A última descoberta é surpreendente e prova que, quando se trata dos títulos dos episódios da série, há sempre um significado mais profundo esperando para ser descoberto.
Especificamente, o nome de um dos melhores episódios de todos os tempos da série, “Um Minuto” da terceira temporada, tem ainda mais significado do que os fãs podem ter percebido inicialmente.
O episódio centra-se nas consequências do ataque brutal de Hank Schrader (Dean Norris) a Jesse Pinkman (Aaron Paul), que resulta na suspensão temporária de Hank da DEA e potenciais acusações apresentadas contra ele por Jesse.
Walter White (Bryan Cranston) rapidamente intervém e consegue um emprego de tempo integral para Jesse trabalhando com ele no laboratório de Gus Fring (Giancarlo Esposito) e, assim, leva Jesse a retirar suas acusações contra Hank. No entanto, mesmo com o fim de seus problemas jurídicos, o problema está longe de terminar para Hank.
Quando Hank entra em seu carro depois de comprar flores para sua esposa, ele recebe uma ligação sinistra – provavelmente de Gus, que ordenou o assassinato em primeiro lugar – avisando que dois homens estão se aproximando de seu carro para matá-lo, e ele tem exatamente um minuto para se preparar para este ataque.
Embora esse aviso possa parecer a razão mais óbvia para o episódio ser chamado de “Um Minuto”, há ainda outro significado para o apelido se você olhar de perto (e se equipar com um cronômetro).
Detalhe que passou despercebido
Embora Hank inicialmente acredite que a ligação de “um minuto” seja apenas uma brincadeira ruim, ele rapidamente descobre que é um aviso mortalmente sério. Conforme previsto, os Primos, Leonel (Daniel Moncada) e Marco Salamanca (Luis Moncada), seguem para emboscar Hank no estacionamento do armazém.
Hank é capaz de impedir o ataque de Leonel por trás, dando ré em seu carro e esmagando-o contra outro veículo.
No entanto, Marco atira em Hank pela janela do lado do motorista, e enquanto Hank consegue escapar e usar a arma de Leonel para iniciar um contra-ataque, o colete à prova de balas de Marco o deixa ileso por Hank esvaziando um pente em seu peito.
Marco devolve o tiro e avança para finalizar o assassinato, mas antes de puxar o gatilho, ele decide por uma fatalidade mais terrível e sai para recuperar seu machado. Antes de Marco retornar, Hank encontra a bala de ponta oca que Marco deixou cair acidentalmente e consegue recarregar a pistola de Leonel com ela.
Enquanto Marco levanta seu machado para terminar o trabalho, Hank atira bem a tempo, e tanto o machado quanto o corpo sem vida de Marco caem no chão ao lado dele.
Um usuário do Reddit descobriu recentemente que o intervalo de tempo do título também influencia essa parte importante da cena, porque o momento entre Marco decidir sobre uma bala seria muito fácil e Hank colocar uma na cabeça de Marco dura – você adivinhou – um minuto.
Então, da próxima vez que você chegar a este episódio em sua inevitável sessão de repetição de Breaking Bad, certifique-se de trazer um cronômetro e verificar este detalhe legal por si mesmo.