Séries

Fãs não vão acreditar em como Breaking Bad foi criada

A verdade é que Breaking Bad veio na hora certa. Quem poderia imaginar que um programa que foi basicamente um acaso acabaria por ser visto como um dos maiores dramas da TV de todos os tempos?

Bem como uma série que rendeu a Bryan Cranston e Aaron Paul uma tonelada de dinheiro e os tornou astros globais. E não se esqueça do criador do seriado, Vince Gilligan, que também fez uma fortuna absoluta com seu programa e fez dele um dos mais poderosos e respeitados produtores de Hollywood.

Embora os fãs de Breaking Bad da AMC pareçam saber muitos dos segredos dos bastidores, eles parecem não entender a verdadeira origem da série. Mas graças a um artigo aprofundado do TV Guide, descobrimos que Mad Men é o que abriu as portas para Breaking Bad. Veja como.

A história da criação da série

Em entrevista ao TV Guide, Vince Gilligan explicou que o roteiro de Breaking Bad nasceu de seu desespero incrível.

“O que inspirou o piloto foi uma certa dose de desespero da minha parte. Eu estava sem trabalho por alguns anos quando a ideia do piloto me ocorreu”, explicou Vince. 

“Eu estava prestes a fazer 40 anos e estava pensando muito em crises de meia-idade, e estava prestes a embarcar em uma também. Claro, Walter White está passando pela pior crise de meia-idade do mundo, que na verdade acaba acontecendo ser uma crise de fim de vida.”

Vince era (e ainda é) um dos melhores escritores do ramo, então ele foi capaz de tornar o roteiro um sucesso absoluto. 

O fato de que ele poderia se relacionar com a crise de meia-idade do personagem fez a série parecer incrivelmente pessoal, mesmo que Vince nunca tenha usado ou mesmo feito metanfetamina. Mas é provavelmente uma coisa boa que ele não tenha essa experiência.

“Em muitos lugares, nunca nos importamos em vender porque imaginamos que as três grandes redes nunca comprariam um programa sobre um cara cozinhando metanfetamina”, disse Vince, explicando o processo sobre como ele e AMC finalmente encontraram a síntese. 

“Certamente não por volta de 2004, 2005. Uma grande reunião, que foi quase tão boa quanto a reunião da AMC, embora tenha sido um não, foi com a TNT. Eles disseram: ‘Nós realmente amamos isso, mas neste ponto no tempo, se comprarmos isso, seremos demitidos.'”

Mas quando a AMC obteve o roteiro, todos apoiaram. Na verdade, o produtor constantemente pedia a Rob Sorcher, que dirigia o canal na época, para ler o roteiro que ficou em sua mesa por semanas a fio. Quando Rob acabou lendo, ele amou a história sobre um homem que vai de “Caspar Milquetoast a Scarface”. 

E toda a equipe da AMC ficou particularmente emocionada ao descobrir que Vince havia escrito um arco rudimentar para a série inteira enquanto estava sentado em um bar em Beverly Hills.

“Essa coisa foi passada adiante por quase todo mundo na cidade quando a AMC veio ligar”, admitiu Vince. 

“Eu estava com o coração partido e já havia me ajustado à realidade de que essa coisa nunca veria a luz do dia. Mas eu pensei, no mínimo, vou conseguir um uísque de $ 14 com isto.”

Mas o criador de Breaking Bad ganhou muito mais do que um uísque na reunião.

“Eu pensei: ‘Foi um encontro perfeitamente agradável e eles dizem que gostaram do roteiro. Isso é ótimo. Intimidador para mim. Tanto faz. Mas a maldita coisa nunca vai acontecer.’ Mas, vejam só, eles estavam falando sério fazendo isto.”

Logo após a reunião com a AMC, o piloto teve aprovação e Vince foi até contratado para dirigi-lo. E o resto é história.

Breaking Bad está agora disponível na Netflix.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.