Séries

Fim do mistério! Riverdale revela a verdade sobre [SPOILER]

Contém spoilers!

Desde o final da terceira temporada, Riverdale vem prometendo um evento sombrio no futuro do programa. Durante a primavera de 2020, Jughead desapareceria e Betty, Archie e Veronica se envolveriam de alguma forma.

Pouco a pouco, ao longo da quarta temporada, mais segmentos revelariam novos detalhes cruciais: Jughead seria confirmado morto em algum lugar na floresta, o trio seria preso pela morte de seu amigo e seria revelado que era Betty Cooper quem matou o namorado dela.

Desde que o chocante desenvolvimento foi prometido, Riverdale vem se desenrolando com um pouco de tempo. Agora, depois de todo esse tempo, os eventos do presente finalmente alcançam esse futuro sombrio.

Em “Capítulo Setenta: Os Anos de Março”, finalmente fica claro como tudo se encaixa.

Todas as partes unidas

“Capítulo Setenta” traz tudo à tona. Depois de passar meses em Stonewall e ganhar o contrato para escrever o próximo romance dos Baxter Brothers, Jughead está prestes a ser expulso.

Ele já foi expulso do clube secreto de Quill and Skull, e as tensões com seus colegas de classe estão em alta – e isso está dizendo algo. Falsamente acusado de plágio e enfrentando uma batalha perdida, Jughead está diante de um tribunal para decidir seu destino.

Mas, dados os poderes e o alcance de seus acusadores, ele não tem escolha a não ser obedecer às exigências deles, deixa a escola sem cerimônia e desiste do emprego dos seus sonhos.

Mas Jughead ainda é uma serpente do lado sul, e ele não está disposto a deixar seus inimigos vencerem tão facilmente. Antes de partir, Jughead é convidado por Bret e pelo resto de seus colegas de classe traidores para uma festa de Ides de março na floresta, que também será uma festa de despedida.

Jughead aceita rapidamente, para surpresa de Betty. Mas ele explica à namorada que ele tem um plano, pedindo que ela confie nele.

Na próxima vez que Jughead é visto, a festa já começou, e ele leva Bret para longe dos outros para um duelo final na floresta para resolver a disputa. A partir desse ponto, Jughead não está em lugar nenhum.

Em vez disso, Betty recebe o foco, que também está na festa com Archie e Veronica. Além de ajudar Jughead a investigar os mistérios de Stonewall, Betty também tem lidado com sua própria história, que envolve seu pai, o Capuz Negro e o “gene serial killer” que ele pode ter passado para ela.

De fato, depois de passar algum tempo disfarçado na fazenda/culto de Edgar Evernever na terceira temporada, Betty estava certa vez convencida de que havia sofrido uma lavagem cerebral para se transformar em assassina ao ouvir um comando de voz programado. Enquanto ela acreditava que essa programação havia terminado, a colega de classe de Jughead, a sociopata Donna, diz a Betty que ela realmente conhece a palavra real que a transformará em assassina.

E lá, na festa no meio da floresta, parece que Donna “ativa” Betty.

Eventualmente, Archie e Veronica se perguntam onde seus dois amigos estão e vão procurá-los. Quando os dois encontram Betty, ela está de pé sobre o corpo de Jughead, uma arma de assassinato em suas mãos e um olhar de choque em seu rosto.

A implicação, é claro, é que Betty matou Jughead depois de ser manipulada pelos estudantes de Stonewall. É uma reviravolta bastante chocante e implica que Jughead realmente está morto.

Mas esse resultado, por mais improvável que seja, pode não ser a história toda. De fato, ainda existem algumas lacunas inexplicadas.

O que aconteceu entre Bret e Jughead na floresta? E o que Jughead estava planejando antes de chegar à floresta?

Riverdale realmente quer que acreditemos que Jughead e Betty foram vítimas de Stonewall. Mas parece provável que a “morte” de Jughead faça parte de algum plano.

Stonewall esteve à frente de Jughead a cada passo, com esperança, ele finalmente inventou algo para derrubá-los para sempre.

Riverdale está no meio da quarta temporada.

Sair da versão mobile