Séries

Final de Supernatural foi mostrado MUITO antes na série; veja

O final da 15ª temporada de Supernatural dá uma guinada curiosa no plano original para encerrar o seriado. Depois de ser adiado pela pandemia de COVID-19, Supernatural fez seu esperado retorno nos meses finais de 2020, exibindo uma última série de episódios que encerrariam a história de Sam e Dean Winchester para sempre.

Infelizmente, o bom sentimento que saudou o retorno de Supernatural rapidamente se transformou em divisão, e quanto mais a temporada 15 se aproximava de seu final, mais fãs pareciam ficar decepcionados sobre como os eventos estavam acontecendo.

Enquanto a opinião permanece muito dividida, o consenso geral sobre o final de Supernatural inclina-se mais para o negativo, com fãs criticando as mortes de personagens principais, o enredo do final e o tratamento de personagens amados.

Supernatural ainda pode se consolar em sobreviver a uma jornada de 15 anos em um clima onde os programas são abençoados para chegar à terceira temporada.

Graças a uma base de fãs leais e um elenco de atores carismáticos, Supernatural desafiou as chances de escapar da foice do ceifeiro da TV, mas as coisas nem sempre foram tão confortáveis.

O criador de Supernatural, Eric Kripke, revelou anteriormente como as temporadas anteriores foram escritas com o potencial cancelamento em mente, mas os Winchesters sobreviveriam a cada renovação até a 5ª temporada, quando Kripke partiu como produtor.

A maioria dos fãs considera o final da 5ª temporada de Supernatural como o primeiro “final” para Sam e Dean – a conclusão da visão de Kripke para os irmãos, com todos os principais tópicos da trama da 1ª temporada amarrados. Claro, Supernatural continuaria sem Kripke por mais 10 temporadas.

Se Supernatural tivesse terminado com o plano inicial de Eric Kripke na 5ª temporada, Dean teria terminado sua história vivendo feliz para sempre com Lisa e Ben, enquanto Sam estaria trancado no Inferno como uma prisão humana para Lúcifer – morto, para todos os efeitos e propósitos.

Curiosamente, a 15ª temporada de Supernatural, o final real do seriado, faz exatamente o oposto. Em “Carry On”, é Dean quem morre (terminando no céu, ao invés do inferno) e Sam ganha o grande prêmio de uma vida familiar saudável com Eileen (presumivelmente) e seu filho, Dean Jr.

Conexão entre finais

Os detalhes mudam entre as duas terminações. Dean morre definitivamente, enquanto Sam está preso na vida após a morte, tecnicamente falando. Além disso, Dean tenta desistir de caçar depois de se estabelecer com Lisa, enquanto Sam continua nos negócios da família e passa seu conhecimento para a próxima geração.

No entanto, a forma amplamente semelhante desses dois finais (em que um irmão morre e outro encontra a felicidade) sugere que os elementos do final de Supernatural podem ter existido desde perto do início.

O final da 15ª temporada de Supernatural é sem dúvida o mais adequado, já que Dean sempre foi um guerreiro eterno, enquanto Sam era o irmão que precisava ser persuadido de volta.

A morte de Dean parece mais apropriada neste sentido. Por outro lado, o final da 5ª temporada de Supernatural onde Sam morre e Dean vive assume um tom agridoce. Dean deve viver sabendo que trouxe seu irmão de volta à caça, enquanto Sam se torna um herói trágico fazendo o sacrifício final.

Embora haja méritos em ambas as configurações de Winchester, a maioria dos fãs parece concordar que o episódio final da 5ª temporada de Supernatural teria feito para uma resolução mais climática no geral. Sam morre pulando no inferno e frustrando Lúcifer, enquanto Dean apenas cai em uma estaca enferrujada.

Os vilões finais da 5ª temporada foram um par de arcanjos, enquanto a 15ª temporada terminou com um grupo relativamente pequeno de vampiros genéricos.

E, claro, a 5ª temporada de Supernatural ainda não tinha desenvolvido nomes como Castiel, que muitos telespectadores achavam que merecia uma despedida melhor depois de 10 temporadas como personagem principal.

Os finais originais e eventuais de Supernatural compartilham ideias comuns, mas há uma clara preferência por um em relação ao outro.

No Brasil, Supernatural está agora disponível no Amazon Prime Video.

Sair da versão mobile