The Good Doctor chegou ao fim após 7 temporadas. No fim da série, tivemos uma grande morte e uma despedida bastante emocionante – vamos ver tudo que aconteceu.
O gênio cirurgião com autismo e síndrome de savant lidera um tratamento sem precedentes para salvar sua amiga e ex-colega, Dra. Claire Browne, interpretada pela membro original do elenco, Antonia Thomas, que retornou para os dois episódios finais.
O maior choque na conclusão de The Good Doctor é o paciente que Shaun não conseguiu salvar.
O Dr. Aaron Glassman (Richard Schiff), o mentor e figura paterna, que lutou para contratar Shaun no Hospital San Jose St. Bonaventure sete temporadas atrás, faleceu no episódio.
O câncer cerebral de Glassman retornou no penúltimo episódio, e o brilhante neurocirurgião morre no final.
“O final apresentou um caso em que a solução foi encontrada devido à recusa de Shaun em desistir, e um caso em que Shaun precisou aceitar o que não podia ajudar,” diz a produtora executiva Liz Friedman (via USA Today). “A coisa mais desafiadora para Shaun é deixar de lado a ideia de ajudar o Dr. Glassman medicamente e simplesmente estar lá para ele emocionalmente.”
Os fãs de The Good Doctor já viram esse cenário de alto risco antes, com resultados muito diferentes. No final da 1ª temporada, Shaun foi em uma missão para encontrar uma cura para o diagnóstico terminal de câncer cerebral de Glassman.
Glassman estava pronto para desistir, levando Shaun ao carrossel que ele frequentava com sua filha para falar sobre a morte.
“Mas Shaun não conseguia parar de se obcecar com a medicina naquele caso, e na 1ª temporada ele estava certo,” diz Friedman. “Shaun encontrou uma maneira de salvar (Glassman).”
Shaun salva uma vida e perde outra
No final, Shaun pondera uma solução médica para Glassman e Browne, que voltou de seu posto de médica na Guatemala para ser tratada por um tumor que se revelou ser câncer de mama.
Desta vez, Shaun percebe que não haverá uma solução milagrosa para Glassman. No entanto, o cirurgião está determinado a administrar um tratamento não testado em Claire, mesmo que a Food and Drug Administration (a Anvisa dos EUA) tenha negado o uso emergencial da potencial cura desenvolvida por sua equipe.
“Vou dar a ela de qualquer maneira, e não serei mais um médico. E tudo bem,” Shaun diz à sua esposa Lea (Paige Spara) e Glassman, sabendo que perderá sua licença médica. “Eu não preciso salvar todos; eu só preciso salvar a Claire.”
Dr. Shaun Murphy (Freddie Highmore) tenta encontrar duas soluções de salvamento de vida no final de The Good Doctor. Ele encontra uma e aprende a aceitar o outro resultado.
A localização do discurso de Shaun é crucial: é a mesma sala de conferências do hospital onde Glassman bateu apaixonadamente na mesa e defendeu a contratação de Shaun no episódio piloto de setembro de 2017.
Naquele início, Shaun falou comoventemente na mesma sala sobre querer ser cirurgião para salvar vidas. “E eu quero ganhar muito dinheiro, para poder ter uma televisão,” ele acrescentou.
O cenário da sala de conferências teve que ser reconstruído para o final, onde o moribundo Glassman faz mais uma posição ousada: ele concorda em administrar o procedimento não aprovado em Browne, protegendo Shaun até o fim.
O que acontece no final de The Good Doctor?
Não há cena de morte ou funeral de Glassman. Em uma sequência de imagens, Shaun anda no carrossel mais uma vez com Glassman. Em seguida, Shaun é retratado sem seu mentor – primeiro sozinho no carrossel e, por fim, com sua esposa e dois filhos.
O final avança 10 anos, com Shaun, agora chefe de cirurgia, fazendo uma espécie de elogio a Glassman durante uma palestra TED que ele dedica ao seu mentor.
A audiência está cheia da família do Hospital Bonaventure de Glassman, incluindo Browne, que se senta com seu parceiro Dr. Jared Kalu (Chuku Modu) e sua filha sorridente.
A tela da palestra TED apresenta os nomes dos pacientes que Shaun salvou, que o cirurgião credita a Glassman. “Ele me ensinou que quando você toca uma vida, você não toca apenas uma vida,” ele diz. “Você toca todas as vidas que essa vida toca.”
O nome de Claire é o último a aparecer na tela. O próximo slide mostra que Shaun homenageou a vida de seu mentor com a Fundação Dr. Aaron Glassman para a Neurodiversidade na Medicina, que ele administra com Browne.
Após os aplausos, a equipe do hospital deixa o fórum da palestra TED com grandes abraços por toda parte.
Em uma narração, Shaun presta uma última homenagem ao seu mentor. “Por causa do Dr. Glassman, eu tenho muitos amigos, e eu tenho uma família,” ele diz. “E eu tenho duas televisões.”