A estrela de Seinfeld, Julia Louis-Dreyfus, não pegou leve ao discutir a dita maldição da série, detonando essa ideia.
No papel de Elaine Benes, Louis-Dreyfus causou um impacto duradouro. Junto com o resto do elenco principal de Seinfeld, que incluía Jerry Seinfeld, Jason Alexander e Michael Richards, ela ajudou a criar alguns dos episódios mais memoráveis da história da TV.
Mas durante anos, após a conclusão da sitcom da NBC, houve manchetes frequentes sobre o fato de que os atores haviam sido amaldiçoados por seu sucesso.
Em entrevista à Rolling Stone, Louis-Dreyfus foi questionada sobre a maldição de Seinfeld. Em sua resposta, a vencedora de 11 Emmys não se conteve.
Ela concorda que isso foi inventado pela mídia, chamando a ideia de “idiota” e dizendo que ficou surpresa em como isso se popularizou.
“É invenção da mídia. Acharam que era inteligente. Você não precisa que eu prove que está errado, foi ridículo! Não fazia sentido. Fiquei espantada em como isso durou, porque era tão idiota. Não sei mais como dizê-lo!”.
A falsa maldição de Seinfeld explicada
A suposta maldição de Seinfeld refere-se à suposta percepção de que as quatro principais estrelas de Seinfeld foram incapazes de lançar programas de sucesso após o final da série Seinfeld em 1998, com os projetos sendo cancelados ou sendo de curta duração.
Mas, na verdade, olhar para a filmografia do elenco prova que essa narrativa não é tão simples. Antes mesmo de lançar outra comédia que definiu a carreira com Veep, da HBO, Louis-Dreyfus encabeçou As Novas Aventuras de Christine na CBS. Durou cinco temporadas, recebendo nove indicações ao Emmy e uma vitória para a própria Louis-Dreyfus.
A narrativa da maldição também diminui o grau de dificuldade e acaso e até mesmo o tempo envolvido no lançamento de uma sitcom tão influente e dominante quanto Seinfeld foi. Alexander teve uma série de créditos desde sua época como George Costanza, aparecendo em tudo, de Community a Criminal Minds. Jerry é uma das estrelas de sitcom mais reconhecidas de todos os tempos. Quanto a Richards, ele sempre será lembrado por sua interpretação de Kramer.
Mas seria quase impossível para qualquer um dos quatro estrelar algo tão impactante quanto Seinfeld. A maioria dos atores raramente consegue ter um projeto super bem-sucedido mesmo uma vez, quem dirá um fenômeno como Seinfeld. Mas com séries como Veep, para não mencionar seus vários outros papéis nas últimas décadas, é seguro dizer que qualquer papo de maldição é exagerado.
Seinfeld está disponível na Netflix.