Séries

Momento chocante de Game of Thrones aconteceu na vida real

Billy Idol cantou uma vez sobre um bom dia para começar de novo, mas isso foi para um casamento branco. Na tradição de Game of Thrones, a cor principal de um casamento é vermelha.

E acontece que o Casamento Vermelho se baseia em eventos reais.

Ao mesmo tempo, alguns fãs ainda lamentam como Game of Thrones chegou a um “final ruim”, com uma decepcionante temporada final que os fãs ainda estão debatendo. Ainda assim, a maioria concordaria que o seriado fez mais certo do que errado e, no geral, o programa pode ser lembrado com mais carinho do que arrependimento.

Quando as pessoas compilam suas listas das melhores cenas do fenômeno da HBO, o Casamento Vermelho está no topo ou perto do topo das listas.

Um jornalista do USA Today colocou o Casamento Vermelho em primeiro lugar na lista de melhores cenas de Game of Thrones, argumentando: “A melhor cena na história de Game of Thrones é o Casamento Vermelho. Eu assisti à série sem ler os livros. Enquanto a morte de Ned Stark me chateou, imaginei que era só uma reviravolta para chocar. Já o Casamento Vermelho me mostrou definitivamente que George R.R. Martin não se importava com nada.”

A cena apareceu no penúltimo episódio da terceira temporada em 2013. A cena foi um massacre literal durante a Guerra dos Cinco Reis.

Foi uma vingança de Walder Frey contra o rei Robb Stark por quebrar o pacto de casamento entre a Casa Stark e a Casa Frey. Os mortos além de Robb Stark foram sua mãe, Catelyn (Michelle Fairley); esposa grávida, Talisa (Oona Chaplin); seu lobo cinzento vento; e milhares de seus súditos.

Isso foi parcialmente testemunhado por Arya Stark, cuja reputação de diminuta mas mortal foi selada depois que ela assassinou Walder Frey e seus filhos Black Walder e Lothar, por seus papeis no Casamento Vermelho e pelas mortes de sua mãe, irmão e cunhada grávida.

Pode-se pensar que a cena é horrível demais para ser real, mas nunca se deve esquecer o ditado de que a verdade é mais estranha que a ficção. Segundo o Mental Floss, o casamento Vermelho foi baseado em dois eventos históricos particulares.

O que aconteceu na vida real

Um deles foi o Jantar Negro de 1440 na Escócia. Segundo a lenda, as crianças estavam todas gostando de comida e entretenimento até o final do jantar, quando a cabeça de um touro preto foi jogada sobre a mesa.

Dois jovens foram arrastados para fora, foram conduzidos a julgamento, considerados culpados de alta traição e decapitados.

O outro evento mórbido foi o Massacre de Glencoe, em 1691, quando dois soldados alegando que precisavam de abrigo acabaram assassinando 38 pessoas – algumas das quais ainda estavam em suas camas. Isso aconteceu na Escócia também, então algo sobre essa nação se mostrou um terreno fértil para Martin, que disse: “Não importa o quanto eu invente, há coisas na história que são tão ruins ou piores.”

Quando se trata de classificar as temporadas de Game of Thrones – não importa que tenha vencido vários prêmios -, a temporada final geralmente fica na parte inferior. Ou talvez esteja no topo, se for a lista das piores temporadas.

Tantas pessoas ficaram tão decepcionadas na última temporada que começaram a pensar que o legado de Game of Thrones estava manchado para sempre.

A CNET argumenta que, mesmo que o programa tenha perdido o rumo, “Game of Thrones continuará sendo uma das grandes conquistas da história da televisão. Mas parte de seu legado é uma lição: finais são difíceis. Não importa o quão boa seja uma série, não conte com a conclusão para satisfazê-lo até vê-la com seus próprios olhos”.

O mesmo pode ser dito sobre Star Wars: A Ascensão Skywalker.

Game of Thrones chegou ao fim em 2019, após oito temporadas na HBO.

Sair da versão mobile