Imperdíveis

O que é dorama? Conheça as 10 principais produções do gênero

10 séries japonesas perfeitas para virar dorameiro

Alice in Borderland está disponível na Netflix
Alice in Borderland está disponível na Netflix

Produções audiovisuais japonesas há décadas influenciam profundamente nossa cultura. Obras como Akira, Ghost in the Shell, A Fortaleza Escondida, Os Sete Samurais até hoje são referências. Mas, enquanto o cinema japonês e os animes são mais conhecidos popularmente, os doramas são mais nichados – embora, essencialmente, o streaming tenha ajudado a furar essa bolha.

Dorama vem diretamente da palavra drama, que é justamente pronunciada “dorama” pelos japoneses. Isso ocorre devido à ausência de palavras ou recursos gráficos nas línguas japonesa e outras línguas do leste asiático para combinar certas consoantes diretamente.

Como resultado, quando um falante nativo pronuncia uma palavra estrangeira com a letra “R” após outra consoante, é comum que eles insiram naturalmente uma vogal entre elas.

Vale apontar que dorama diz respeito exclusivamente a séries em live-action japonesas. Não existe “dorama coreano”, assim como não existe novela mexicana brasileira.

Apesar do termo drama, um dorama pode ser de qualquer gênero, embora romances e comédias românticas sejam a maioria dentre as produções televisivas japonesas.

Dito isso, separamos dez doramas dos últimos anos, que definitivamente valem ser assistidos. Confira, abaixo, junto das sinopses oficiais.

A 2ª temporada de Alice in Borderland está na Netflix
A 2ª temporada de Alice in Borderland está na Netflix

Alice in Borderland

Arisu, um jovem desanimado, desempregado e obcecado por videogames, se vê de repente em uma estranha e vazia versão de Tóquio, na qual ele e seus amigos precisam competir em jogos perigosos para sobreviver. Nesse mundo peculiar, Arisu conhece Usagi, uma jovem que está enfrentando os jogos sozinha.

Meu Irmão Honesto
Meu Irmão Honesto

Meu Irmão Honesto

Riyo (Yamaya Kasumi) é uma estudante universitária que faz um trabalho de meio período em uma loja. Um dia, quando estava no trabalho, ela conheceu um rapaz chamado Kairi (Furukawa Yuta), que se parece muito com seu irmão mais velho – a quem ela não vê já há muitos anos. Kairi sofre de insônia e já tentou de várias formas vencer esse problema.

Quando eles se conheceram, rolou uma química perfeita – ela se sentiu atraída por ele, e ele descobriu que ao lado dela consegue ter uma ótima noite de sono. Mas, enquanto estava com ele no apartamento, Riyo descobre o diário de Kairi e decide abri-lo para ler. Ela toma um verdadeiro susto quando lê uma parte do diário em que seu novo namorado, aparentemente, confessa um assassinato. Ela sabe que precisa chegar à verdade sobre esse fato e descobrir se essa confissão secreta realmente é verdadeira. Será que houve uma confusão… ou ela realmente se apaixonou por um assassino?

Esse drama foi baseado em uma série de mangá de Morie Satoshi.

Our Dining Table
Our Dining Table

Our Dining Table

Our Dining Table narra a história de um protagonista tímido que cria laços afetivos com uma família calorosa. O personagem principal vive sozinho e leva uma vida solitária. Um dia, ele faz amizade com uma criança alegre e seu irmão mais velho. Os irmãos o acolhem em sua casa, onde desfrutam de refeições juntos a cada final de semana.

Makanai: Cozinhando para A Casa Maiko
Makanai: Cozinhando para A Casa Maiko

Makanai: Cozinhando para A Casa Maiko

Duas amigas inseparáveis se mudam para Quioto, decididas a realizarem o sonho de serem maikos. Só que mesmo morando juntas, vão acabar seguindo rumos diferentes.

Não se Pode Fugir do Amor
Não se Pode Fugir do Amor

Não se Pode Fugir do Amor

Embora seja estudante universitária, Nodakura Naho (Mayuu Yokota) ainda não conseguiu realizar seu sonho de encontrar trabalho fixo num escritório. Com suas contas se acumulando e nem sinal de emprego permanente, Nodakura não tem escolha a não ser começar um trabalho temporário. Mas é mais fácil falar que fazer, mesmo na busca por um trabalho temporário.

Seja levada pelo destino ou pelo acaso, Nodakura aceita um emprego numa empresa de design cujo presidente, Sakisaka Takumi (Shirasu Jin), é bem excêntrico. Apesar de sua natureza frívola e extrovertida, Sakisaka, na verdade, é um designer com grandes feitos, que não recebeu poucos prêmios prestigiosos. Tendo visto os dois lados de seu novo chefe, Nodakura não consegue decidir como se sente a respeito dele ou de seu novo emprego.

Independente de como se sente com relação a seu chefe, Nodakura está determinada a transformar em realidade seu sonho de ter um emprego em tempo integral. Trabalhando duro, Nodakura involuntariamente chama a atenção de Sakisaka. Conforme ele dá à nova contratada cada vez mais atenção, é só questão de tempo até que uma chama comece surgir. Mas essa chama será fogo apaixonado ou se apagará por completo?

Adaptado do mangá “Anyway, I Won’t Run Away” de Kazumi Kazui, “Não se pode fugir do amor” é um drama de comédia romântica de 2021, dirigido por Yo Kawahara.

Old Fashion Cupcake
Old Fashion Cupcake

Old Fashion Cupcake

Old Fashion Cupcake retrata um encantador romance de escritório. O personagem principal é um solteiro na casa dos trinta, funcionário de uma empresa, que carece de ambição e não consegue desfrutar a vida além do trabalho. Um jovem colega se torna amigo do protagonista e o incentiva a experimentar novas experiências fora de sua zona de conforto.

Você, Eu e Bach
Você, Eu e Bach

Você, Eu e Bach

Yaeko Kogure (Haru) é uma jovem de 27 anos que trabalha como assistente administrativo em um escritório. Ela está cansada do seu trabalho e sonha em se casar para deixar tudo isso para trás. Até que ela, enfim, recebe com muita alegria o tão esperado pedido de casamento do seu namorado e entrega sua carta de demissão. Mas essa alegria dura pouco, pois não demora muito até que o namorado, agora noivo, decide terminar com ela, dizendo que conheceu outra mulher.

Arrasada, ela se senta em um banco em um shopping, onde ouve um violino tocando a música “Ária na Quarta Corda” (adaptação do segundo movimento da “Suíte nº 3”, de J. S. Bach). Em um ímpeto, ela decide começar a fazer aulas de violino. Lá ela conhece e fica amiga de um estudante universitário chamado Rihito Kase (Taishi Nakagawa), que é mais novo que ela, e de uma dona de casa chamada Yukie Kitagawa (Matsushita Yuki). Yaeko começa a se apaixonar pelo rapaz, mas ele está apaixonado pela professora de violino…

Esse drama é baseado em uma série de mangá, publicada entre 2013 e 2018.

“Você, Eu e Bach” (2019) é uma série japonesa de drama, dirigida por Fuminori Kaneko, Kentaro Takemura e Ryosuke Fukuda.

Um Homem que Desafia o Mundo BL

“Mob” (Atsuhiro Inukai) é apenas um estudante universitário comum, vivendo uma vida normal, e que jamais imaginara que a vida lhe reservaria algo extraordinário. Todos os dias pareciam sempre iguais, e Mob poderia ter ficado preso em sua vida normal e comum para sempre. Mas uma inesperada epifania faz com que Mob veja tudo com um novo olhar, virando seu mundo simples de cabeça para baixo em um piscar de olhos.

Agora totalmente ciente do fato de estar vivendo em um “mundo BL”, Mob parece não conseguir ir a lugar algum sem ficar preso na história de amor de alguns garotos. Desde colegas de escola até seu próprio irmãozinho, Mob se vê rodeado de rapazes cujo único objetivo na vida parece ser ficar apaixonado. Decidido a não se tornar o protagonista desse mundo, Mob atribui a si mesmo o papel de personagem coadjuvante, mas não importa o quanto se esforce, ele não consegue fugir das situações amorosas que se desenrolam ao seu redor.{

Constantemente bombardeado por garotos apaixonados, Mob faz tudo o que pode para lutar contra isso, mas durante esse combate ele sente que sua vontade começa a desmoronar. Quando um garoto especial rouba lentamente seu coração, Mob começa a se perguntar, quanto tempo mais será capaz de lutar contra o inevitável?

Adaptado do mangá homônimo e escrito por Konkichi, “Um Homem que Desafia o Mundo BL” é uma comédia romântica de 2021, dirigida por Koichiro Miki.

Fantasma do Amor
Fantasma do Amor

Fantasma do Amor

Jovem e um pouco inocente, Momoko Hirasawa (Sakurako Konishi) se parece com a maioria das mulheres de sua idade. Trabalhadora dedicada num hotel e café luxuoso, Momoko passa seus dias servindo a outros e suas noites em casa, sozinha. Sem absolutamente nenhuma experiência romântica e nenhum pretendente, Momoko se pergunta se, algum dia, encontrará aquela “pessoa especial” de que todos estão sempre falando. Quando está perto de perder suas esperanças, um encontro ardente com um belo estranho no observatório da cobertura do hotel muda tudo.

Incapaz de se esquecer desse momento de paixão, Momoko está determinada a descobrir a identidade de seu estranho misterioso. Ao vê-lo no trabalho, Momoko não demora a descobrir que ele é ninguém menos que Kei Hase (Renn Kiriyama), um dos trabalhadores de mais alto nível do hotel. Momoko está convencida de que ele está totalmente fora de seu alcance e tenta esquecê-lo, mas os beijos trocados naquela noite memorável não se deixam esquecer. Momoko aborda Kei e tenta encontrar algum tipo de resposta para as inúmeras perguntas que tem, mas cada uma de suas tentativas é recebida com fria indiferença.

Confusa, Momoko tenta mais uma vez se esquecer de Kei, mas quanto mais ela tenta, mais o destino parece uni-los. O tempo ajudará Momoko a superar o frio exterior de Kei, ou o beijo que trocaram na cobertura será um fantasma que a assombrará para sempre?

Adaptado do mangá “Love Phantom”, de Kako Mitsuki, “Fantasma do amor” é um drama romântico de 2021, dirigido por Osamu Minorikawa.

Abismo do Garoto
Abismo do Garoto

Abismo do Garoto

Crescendo em uma pequena cidade rural, Reiji Kurose (Towa Araki) nunca acreditou que teria a chance de escapar de sua vidinha deplorável. Vivendo com sua mãe trabalhadora, seu irmão fechado e sua avó instável, a vida de Reiji tem sido tudo, menos alegre; o que explicaria por que sua visão da vida é muito mais desalentadora do que a de sua amiga de infância, Sakuko Akiyama (Miyu Honda).

Compartilhando seus sonhos de um dia se mudar para a glamourosa e caótica Tóquio, Sakuko tenta ajudar Reiji a ver além do vazio deprimente da cidadezinha dele. Infelizmente, mesmo seus melhores esforços não conseguem tirar seu amigo de sua crescente depressão. Para Reiji, apenas as apresentações de seu grupo de ídolos favorito, o Acrylic, e da integrante mais bonita do grupo, Nagi Aoe (Hinako Kitano), podem afugentar a tristeza sempre presente de sua vida. Não é preciso dizer que, quando ele descobre que Nagi está trabalhando em uma loja de conveniência em sua cidade natal, a vida de Reiji toma um rumo inesperado.

Arrastado involuntariamente para uma série de escândalos, a vida outrora deprimente de Reiji toma um rumo ainda mais trágico quando ele se aprofunda em uma intrincada teia de mentiras, obsessão e traição. Com seu mundo cada vez mais calamitoso, Reiji encontrará uma forma de escapar do abismo deplorável que ameaça engoli-lo inteiro?

Adaptado do mangá de mesmo nome de Ryou Minenami, “Abismo do Garoto” é um suspense psicológico japonês de 2022 dirigido por Hiroaki Yuasa.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.