Os Simpsons começa a mudar após uma antiga polêmica. A série foi criticada nas redes sociais e por organizações por não usar dubladores que representem os personagens.
O caso mais famoso foi o do personagem de origem indiana Apu. A popular figura era dublada pelo artista Hank Azaria, branco e de origem americana.
O mesmo acontecia com personagens negros como Carl Carlson e o Dr. Hibbert, que tinham dubladores brancos. Todos receberam novos intérpretes.
Agora, o desenho dá um novo intérprete para Julio, seguindo essa mesma linha. O personagem é gay e de origem cubana. Antes, também tinha a voz feita por Azaria.
Nas redes sociais, o produtor Matt Selman confirmou a mudança. Julio passa a ser dublado pelo ator Tony Rodriguez, que também é homossexual.
A notícia foi celebrada pelo site Pride e por Drew Mackie, o criador do podcast The Gayest Episode Ever.
“Você ouviu Tony Rodriguez no nosso show, mas hoje você pode vê-lo em um show bem mais famoso”, celebrou a página do programa, em março de 2021. Confira abaixo.
Mudança após protesto
A mudança tem uma ligação ainda maior com o podcast. O criador do programa, Drew Mackie, fez um corte de mais de duas horas com momentos homofóbicos de Os Simpsons.
O corte foi chamado de Smithers & Beyond: Every LGBTQ Joke On the Simpsons Ever (algo como, Smithers e além: Todas piadas LGBTQ de sempre de Os Simpsons). A edição mostrou como as declarações são problemáticas.
Na mesma publicação mostrada acima, o produtor Selman confirmou que o corte teve relação com a mudança. Assim, Os Simpsons parece procurar corrigir alguns erros.
“O vídeo das piadas de sempre sobre gays em Os Simpsons com certeza ajudou para que essa magia acontecesse”, respondeu o profissional para o podcast.
Ao que parece, para o futuro, Os Simpsons procura ser mais inclusivo.
Os Simpsons é exibido no canal Star no Brasil. Além disso, a famosa série está no Disney+.