Velhos rumores sobre Beto e Ênio (Bert e Ernie, no original, serem gays ganharam toda a força nessa semana com a declaração de um dos roteiristas da Vila Sésamo, Mark Saltzman, que disse ter “contextualizado” os dois personagens como um casal, baseado em seus próprios relacionamentos.
Agora, o mestre dos fantoches Frank Oz (criador do Mestre Yoda e do próprio Beto), rebateu a declaração.
“Parece que o Sr. Mark Saltzman foi perguntado se Beto e Ênio são gays”, disse Oz, no tweet que pode ser visto abaixo. “Tudo bem que ele sinta que eles são. [Mas] eles não são, é claro. Mas por que essa pergunta? Realmente importa? Por que a necessidade de definir as pessoas somente como gays? Existe muito mais no ser humano do que apenas hétero e homossexualidade”.
Roteirista revela que personagens da Vila Sésamo são homossexuais e formam um casal
Algumas pessoas, no entanto, não receberam as palavras de Frank Oz tão bem assim:
“Por que a necessidade de definir as pessoas como gays? Uh, porque nós existimos. Eu sou gay. 100% gay. Sempre fui, sempre serei. Soube desde que eu tinha 7 [anos], e me disseram o que a palavra significava. Sim, existem muitas pessoas bi e pan por aí, mas também existem MUITAS pessoas gay”, escreveu um usuário do Twitter (via Deadline).
Ao ser perguntado por um seguidor por que ele precisava definir Beto e Ênio como heterossexuais, Oz respondeu, “Por honestidade”.
Posteriormente, Oz complementou:
“Como escrevi, me agrada que as pessoas vejam a si mesmas e outras positivamente nesses personagens. A resposta ao ‘por que a heterossexualidade é óbvia’, é que eu estou apenas escrevendo sobre um personagem que eu criei e conheço. Não estou escrevendo sobre todas as pessoas”.
Além disso, a própria Vila Sésamo respondeu a declaração original de Saltzman, dizendo que “eles permanecem sendo fantoches e não têm uma orientação sexual”.
Considerando toda a polêmica, é melhor que cada um tire suas próprias conclusões e enxergue Beto e Ênio como quiserem.
It seems Mr. Mark Saltzman was asked if Bert & Ernie are gay. It's fine that he feels they are. They're not, of course. But why that question? Does it really matter? Why the need to define people as only gay? There's much more to a human being than just straightness or gayness.
— Frank Oz (@TheFrankOzJam) 18 de setembro de 2018