Em geral, é fácil torcer por heróis. Por mais traumatizados (vide Homem-Aranha) que sejam, eles encapsulam algumas virtudes, que servem como exemplos para a sociedade. Mas nem todo protagonista é herói.
Há séries e filmes que desafiam o espectador ao introduzirem como personagens principais figuras realmente deploráveis – o auge da vilania. Essas histórias rendem personagens fascinantes, mas não é certo torcer por essas pessoas, ainda que sejam fictícias.
Obviamente, é exatamente isso que acabamos fazendo.
Pensando nisso, separamos alguns personagens de série para quem definitivamente não deveríamos torcer – mas é o fazemos. Confira!
Walter White (Breaking Bad)
O exemplo mais óbvio de um protagonista pelo qual não se deveria torcer é Walter White, o protagonista de Breaking Bad. A série brinca intencionalmente com a simpatia do público, transformando um homem perdedor de meia-idade com câncer em um implacável chefe do tráfico de drogas.
Mesmo em seus primeiros dias no comércio de drogas, Walt é um azarão, com os espectadores torcendo para que ele tenha sucesso. No entanto, Walt cometeu assassinatos, mentiu, estuprou e traiu todos que ama até o final da série.
Tony Soprano (Família Soprano)
Tony Soprano é um dos primeiros exemplos desse tipo de personagem, sendo o protagonista de Família Soprano.
Tony é uma pessoa terrível ao longo da série da HBO, e chega a matar várias pessoas, incluindo seus próprios amigos. O estilo de vida criminoso de Tony destrói sua família, tanto fisicamente, quanto emocional e psicologicamente.
Don Draper (Mad Men)
Don Draper é um empresário bem-sucedido conhecido por sua sagacidade e charme, o que fez com que muitos fãs de Mad Men se apegassem a ele.
No entanto, Draper está longe de ser uma boa pessoa. Ele é mulherengo, sexualizando todos ao seu redor e traindo constantemente suas esposas. O tratamento de Draper com suas várias assistentes e namoradas mostra seu machismo desenfreado, algo que ele mal questiona ao longo da série.
Rick Sanchez (Rick & Morty)
Rick Sanchez tem depressão e problemas com álcool, e suas tentativas de se reconectar com sua família ao longo de Rick and Morty fazem com que muitos fãs se identifiquem com ele.
No entanto, Rick and Morty faz questão de mostrar que Rick nunca mudará. Rick abandonou sua família antes dos eventos da série e, embora esteja de volta, ele constantemente os coloca em perigo. Ele é um narcisista que ignora os sentimentos de todos ao seu redor, com sua atitude indiferente causando todo tipo de destruição.
Larry David (Curb Your Enthusiasm)
Larry David é o personagem principal em Curb Your Enthusiasm, e embora definitivamente não seja malévolo, está longe de ser uma boa pessoa.
Larry David tem um total de zero consideração pela maior parte das pessoas, arranja picuinhas homéricas por qualquer coisa (e acaba se lascando por isso).
Embora Larry David seja uma pessoa real, o personagem em Curb Your Enthusiasm é uma caricatura. E por pior que ele seja, não há como deixar de torcer por ele!
Dexter Morgan (Dexter)
Dexter Morgan é o protagonista titular de Dexter e um dos protagonistas mais malignos de todas as séries de TV. Dexter Morgan é literalmente um serial killer, ainda assim, os fãs de Dexter continuam torcendo por ele de qualquer maneira. Isso porque Dexter afirma matar apenas os culpados, mas a justiça vigilante de Dexter ainda é repreensível. No entanto, os fãs têm torcido por Dexter por anos.
Qualquer personagem de Succession
Quando Obi-Wan Kenobi diz a Luke que ele “ nunca encontrará um antro de escória e vilania” maior que Mos Eisley, ele certamente não havia assistido Succession.
Essencialmente, não há sequer um personagem que se salve (moralmente falando) nessa série. Até mesmo o primo Greg é corrompido! Mesmo assim, não há como deixar de torcer por alguns deles, seja Tom, Kendall, Roman, ou Shiv. Você vai se sentir mal fazendo isso, mas faz parte.