Os k-dramas têm crescido cada vez mais em popularidade ao redor do mundo. Streamings como a Netflix, Prime Video e Max investem pesado nas produções sul-coreanas. Então por que essas obras bem-sucedidas só têm 1 temporadas? Veremos a seguir.
Embora possa parecer bastante estranho que esses dramas coreanos não se estendam por anos a fio, isso funciona brilhantemente para os espectadores.
Não é que as produções coreanas sejam incapazes de produzir várias temporadas, mas sim que se abstenham de fazê-lo por uma variedade de razões.
Continue lendo para saber alguns motivos que explicam a falta de mais temporadas em k-dramas.
Por que os k-dramas não costumam ter mais temporadas
Não é preciso dizer que a maioria dos k-dramas lançados na última década tem sido altamente bem-sucedida, competindo até mesmo com algumas das melhores séries produzidas no Ocidente.
A maioria dessas obras se limita a uma única temporada de doze a dezesseis episódios, com duração de uma hora a uma hora e meia. Mesmo que a duração seja longa quando comparada com os programas de TV tradicionais, faz parte da natureza da indústria sul-coreana-
Como resultado, essas histórias tendem a ser altamente cativantes, com ênfase no desenvolvimento dos personagens e na química entre os protagonistas.
Além disso, a maioria dos dramas é criada com um enredo definido em mente, ao invés de experimentar outros finais para ver como o público se sentiria se outra temporada fosse feita.
Deve-se mencionar que os roteiros são escritos por autores independentes na indústria coreana e depois adotados por empresas de produção.
Não é que os autores não queiram expandir suas narrativas; é apenas que a maioria do público coreano prefere assistir a uma temporada fantástica do que gastar seu tempo assistindo a séries com altos e baixos.
Embora nem todos estejam cientes disso, a publicidade em k-dramas varia significativamente do que vemos em outros programas de TV em todo o mundo.
Normalmente, vemos propagandas durante os intervalos comerciais ao assistir a um programa de televisão, ou se estivermos vendo em um serviço de streaming, podemos assinar ou assistir com propagandas.
No entanto, nos k-dramas, a publicidade é feita por meio de inserção de produtos dentro do drama, sem exageros, para torná-la justa para os espectadores – algo que é também comum em novelas.
Por exemplo, a Subway é uma marca que aparece com frequência nos em séries sul-coreanas. Além disso, a maioria da receita da inserção de produtos vai para a empresa de produção, em vez da rede na qual é transmitida, então optar por uma segunda temporada exigiria entrar em contato com os roteiristas independentes, atores (que já estão comprometidos com outros projetos) e toda uma equipe de produção do zero.
É um negócio complicado¡, então eles optam por concluir a maioria das obras com uma única temporada. No entanto, plataformas de streaming como Netflix tornaram possível patrocinar seriados com múltiplos anos.