Você sabe a sensação. Meses se passaram desde a última temporada do seu programa favorito, então você cancelou seus planos, arrumou seus travesseiros e preparou seus petiscos para passar horas assistindo à nova série do conforto do seu sofá ou cama. Mas, ao sintonizar, percebe que apenas metade da temporada está disponível.
De Bridgerton a Emily in Paris, The Witcher, Cobra Kai e outros, parece que serviços de streaming como Netflix e Prime Video estão optando por dividir as novas temporadas de seus programas mais aguardados em várias partes, em vez de dar aos espectadores a série na íntegra.
Para alguns, funciona, com o público fiel acompanhando cada parte de qualquer maneira. Além disso, não é tão incomum quanto se pensa.
“Enquanto pode parecer que as plataformas de TV e streaming estão utilizando este novo formato de dividir nossos programas favoritos em partes, essa tática não é nova”, diz Kevin McEwan, diretor de mídia da Bonded Agency, com mais de 17 anos de experiência em marketing de TV.
Vários programas populares, como The Sopranos e Breaking Bad, já usaram essa estratégia antes, e, em última análise, é uma forma de manter a atenção dos espectadores. Com a diminuição da atenção do público, está cada vez mais difícil para os serviços de streaming manterem seu conteúdo relevante, razão pela qual dividir temporadas está se tornando mais comum.
Engajamento dos espectadores
“Os dias em que o público estava feliz em agendar um horário para assistir ao seu programa favorito a cada semana acabaram”, continua Kevin, “especialmente quando podem, geralmente, acessar a série inteira para assistir quando quiserem depois de lançada.”
À medida que muitos de nós recorremos aos serviços de streaming para maratonar programas de TV, separar as temporadas em partes ajuda a manter os espectadores mais engajados ao longo do tempo.
“Olhando para o futuro, é plausível que testemunhemos mais casos de programas sendo divididos. No entanto, é crucial ter cautela com essa estratégia, pois foi observado que, para certas séries, a audiência diminuiu à medida que o programa se aproximava do fim”, acrescenta Kevin.
Então, à medida que mais de nossas séries favoritas se dividem, isso nos manterá assistindo ou nos fará desligar a TV?