Originalmente, os Teletubbies foram ao ar entre 1997 e 2001. É lógico que a febre sobre o programa durou muito mais.
No Brasil, o programa infantil fez enorme sucesso ao ser exibido na Rede Globo e também na Discovery Kids. Anos depois, Teletubbies seria usado em até outras atrações para referências nostálgicas e humorísticas.
Livros que tratam sobre o programa até afirmam que os personagens geraram mais de US$ 1,4 bilhão em apenas três anos. O que impressiona é que uma trama simples foi usada para o sucesso.
Os episódios, basicamente sempre no mesmo formato, acompanhavam Tinky Winky, Dipsy, Laa-Laa e Po em histórias simples para pequenos espectadores.
Porém, depois de pouco tempo no ar, a série parou de ganhar novos episódios. Em alguns anos, as exibições também pararam e os Teletubbies viraram uma lenda para as crianças dos anos 1990 e 2000.
Em 2015, o programa até chegou a ser relançado, mas o sucesso nunca mais foi o mesmo. Assim, o que aconteceu para os Teletubbies sumirem?
Por que sumiram?
O primeiro motivo foi baseado em teorias sombrias sobre os Teletubbies. O programa era simples e fofo, o que para alguns começou a parecer assustador na verdade – como se escondesse um lado sombrio.
Além disso, problemas de bastidores começaram a repercutir. Um deles foi o fato do programa encorajar que pais deixassem crianças de apenas um ano na frente da TV (pode parecer comum hoje, mas pense isso no final dos anos 1990).
Após isso, a produção demitiu Dave Thompson, o intérprete original de Tinky Winky, por razões desconhecidas. Ao mesmo tempo, os Teletubbies se tornaram alvos de ataques homofóbicos quando o pastor Jerry Falwell disse que o personagem de Thompson era gay.
Para fechar as situações contra o desenho, Teletubbies chegou a ser banido da Noruega por conta do episódio Asian Storyteller, que foi acusado de usar visuais e trilha sonora assustadoras para crianças entre 1 a 4 anos – o público-alvo do programa.
Os ataques homofóbicos são mencionados como a principal razão para o desaparecimento do desenho, conforme o Looper. O site também afirma que a produtora Ragdoll decidiu encerrar a série após 365 episódios, mas nunca ofereceu um motivo oficial para isso.
Anos mais tarde, especiais e novas tentativas, como a de 2015, também aconteceram. O que pode deixar a impressão do sumiço é que, como citado antes, os Teletubbies nunca mais conseguiram o mesmo sucesso.