Desde os primórdios de Pokémon, as pokébolas representam um grande mistério para os fãs. O que acontece dentro delas? O que os monstrinhos fazem enquanto aguardam as batalhas? Eles envelhecem lá dentro? Veremos isso agora.
O conceito de morte existe em Pokémon desde os primeiros games que deram origem à franquia: as versões Vermelha e Verde (Azul no ocidente). Na cidade de Lavender encontramos a torre onde os monstrinhos são enterrados e lá podemos capturar criaturas do tipo fantasma.
Esse conceito foi levado para o anime e já vimos diversas vezes o conceito de morte e envelhecimento ao longo da saga.
Dito isso, o anime, tampouco os games, respondem exatamente se os Pokémon envelhecem dentro das pokébolas, mas algumas informações podem dar a resposta para esse questionamento.
Teorias de Pokémon
Primeiro é preciso entender o que acontece dentro da pokébola. O compositor e diretor de longa data da franquia, Junichi Masuda, trouxe essa resposta em entrevista ao Kotaku.
Ele disse que o interior da pokébola é o equivalente de uma suite luxuosa em hotel de alto nível. Isso sugere que os monstrinhos estão relaxando lá dentro e têm consciência do que está acontecendo fora do objeto.
Sobre o envelhecimento, podemos inferir que, sim, eles envelhecem por conta de dois pontos. Primeiro, quando ficam envenenados, eles continuam a perder vida até desmaiarem dentro da poké bola. Ou seja, eles não entram em um estado de suspensão.
Além disso, a mecânica de cruzamento e ovos na franquia está ligada à passagem do tempo – definida por meio dos passos que o personagem dá. Mas pode-se argumentar que os ovos não ficam dentro das pokébolas.
O mistério continua, mas tudo indica que os Pokémon envelhecem dentro das pokébolas.