Infelizmente, se tornou bastante comum que séries sejam abruptamente canceladas mesmo após serem renovadas para uma nova temporada.
Vários fatores externos, como corte de custos, baixa audiência ou uma mudança criativa, podem explicar por que uma série que estava programada para ser renovada é cancelada.
Por exemplo, devido à pandemia da COVID-19, algumas obras que haviam sido renovadas tiveram de ser canceladas, supostamente por causa de restrições financeiras.
As recentes greves dos atores e roteiristas levaram a situações similares também.
Vamos ver, então, algumas séries que foram canceladas mesmo depois de receberem luz verde para novas temporadas.
Vinyl
Com Martin Scorsese e Mick Jagger no comando de sua criação, e os talentosos Olivia Wild e Ray Romano estrelando o programa, Vinyl é uma série que deveria ter sido um sucesso estrondoso.
Para a decepção da HBO e de todos, Vinyl não obteve os altos índices de audiência que se previa que a série traria. Depois que o piloto de Vinyl foi ao ar, a HBO prontamente a renovou para uma segunda temporada. No entanto, a segunda temporada de Vinyl foi cancelada depois que a HBO contratou um novo presidente de programação, Casey Bloys.
A criação de Vinyl era cara, por isso foi cancelada para que o orçamento pudesse ser usado em outros projetos pendentes da HBO (via Deadline).
Periféricos
Com seu enredo único e ótimas atuações de seu elenco, era óbvio que a série deveria ser renovada para uma segunda temporada, o que a Amazon fez em fevereiro de 2023. No entanto, o Prime Video decidiu cancelar a segunda temporada por conta das greves de roteiristas e atores.
Uma Equipe Muito Especial
Inicialmente, a série deveria ter apenas uma temporada no Prime Video, que tinha oito episódios, mas depois que os fãs da série fizeram campanha por mais episódios, a Amazon decidiu renovar a série para uma segunda temporada.
Esse segundo ano seria o último, com apenas quatro episódios. Apesar de ter sido renovada, a Amazon cancelou Uma Equipe Muito Especial em agosto de 2023 por causa das greves.
Snowpiercer
Snowpiercer, exibida no Brasil pela Netflix, estreou com aclamação da crítica e índices de audiência razoavelmente bons.
As duas primeiras temporadas do programa, que se baseia no filme de mesmo nome, foram bem recebidas pelo público. No entanto, as mudanças criativas implementadas na terceira temporada de Snowpiercer levaram a baixos índices de audiência.
A série foi cancelada, apesar de ter sido renovada para uma quarta temporada. A quarta temporada já estava concluída quando a TNT foi adquirida pela Warner Bros. que cancelou a série por causa de deduções fiscais.
The Society
The Society foi uma das séries que a Netflix cancelou abruptamente depois de ter sido renovada para uma segunda temporada. Isso ocorreu devido à pandemia de COVID-19- A série tinha um grande elenco, portanto, filmar durante a pandemia de coronavírus não teria sido seguro para as pessoas que estavam envolvidas na produção.
GLOW
A inovadora série da Netflix, GLOW, acompanha um grupo de lutadoras, que trabalham em uma empresa de luta livre. Apesar da aclamação da crítica e do sucesso da série, GLOW foi cancelada após três temporadas.
A série havia sido renovada para uma quarta e última temporada em agosto de 2019, mas a Netflix reverteu a renovação em outubro de 2020. GLOW já estava há três semanas filmando sua quarta temporada, mas a produção teve que ser interrompida por causa da pandemia do coronavírus.
GLOW é amplamente considerada uma das melhores comédias produzidas pela Netflix, e é triste que uma série tão boa não tenha chegado à conclusão que merecia.