Complicadas

Séries que vão te deixar com um nó na cabeça

Séries que acabaram ficando confusas demais

Dark
Dark

Narrativas com elementos complexos e detalhados costumam ser fascinantes, mas algumas séries de TV acabam se tornando excessivamente confusas, seja intencionalmente ou não. No entanto, enredos complicados ou confusos não são necessariamente negativos.

Na realidade, algumas das mais aclamadas séries televisivas já apresentaram inicialmente diversas questões complexas que só foram respondidas muitos episódios ou até temporadas mais tarde. É por isso que produções sem uma estrutura narrativa linear tradicional muitas vezes obtêm grande sucesso, como é o caso de Lost ou Dark, envolvendo o público a ponto de mantê-lo ansioso por mais.

Infelizmente, a execução de uma trama complexa nem sempre atende aos padrões esperados, resultando em mais perguntas do que respostas. Dito isso, confira, abaixo, 6 séries que vão dar nós em sua cabeça.

Evan Rachel Wood como Dolores em Westworld
Evan Rachel Wood como Dolores em Westworld

Westworld

Westworld, da HBO, tem linhas do tempo notavelmente confusas, o que dificulta o acompanhamento da narrativa da série pelos espectadores.

A série salta entre vários períodos de tempo, especialmente quando não fica claro quais personagens são androides e quais não são. Apesar disso, Westworld foi muito bem recebido pelo público, e tanto o elenco quanto a própria série receberam uma série de indicações a prêmios, inclusive ganhando vários Emmys.

Twin Peaks
Twin Peaks

Twin Peaks

Twin Peaks é mais lembrado por seu final decisivo da segunda temporada, que ficou mais de duas décadas sem uma solução. Twin Peaks começou com o que deveria ser um simples mistério de assassinato, mas à medida que os elementos sobrenaturais foram introduzidos, a série se tornou ainda mais complexa.

Com o assassinato de Laura Palmer provando ser muito mais elaborado do que se supunha originalmente, Twin Peaks implementou doppelgängers, a infame Sala Vermelha, a identidade e as origens de Bob e uma integração complicada desses elementos que tornaram a série intrigante, mas bastante difícil de entender.

Dark
Dark

Dark

Dark, a série alemã de ficção científica da Netflix, acompanhou a pequena cidade alemã de Winden quando a população infantil começou a desaparecer, deixando um mistério de várias gerações a ser desvendado. A série é considerada muito confusa devido ao uso de viagens no tempo, o que faz com que os personagens do presente encontrem seus parentes no passado. Um dos elementos mais confusos de Dark vem desse dispositivo de enredo, pois os mesmos atores foram usados nos dois períodos de tempo, e nem sempre ficava claro quem era quem.

Fringe
Fringe

Fringe

Fringe usa uma combinação de drama processual e elementos de fantasia, acompanhando um grupo de investigadores do FBI que usam a ciência para solucionar crimes. Embora o conceito fosse interessante, a ciência causava mais confusão do que qualquer outra coisa, e os personagens lidavam com universos paralelos e experimentos transhumanistas.

Sense8
Sense8

Sense8

O drama de ficção científica da Netflix, Sense8, apresentou um elenco multinacional em sua primeira temporada, retratando um grupo de pessoas de todo o mundo que descobriram que estão mental e emocionalmente ligadas umas às outras.

O programa foi elogiado por sua representação LGBTQ+, mas, infelizmente, sua narrativa complexa contribuiu para uma conclusão precoce do programa. Ao longo de suas duas temporadas, Sense8 teve uma quantidade significativa de conhecimento para o público entender, o que foi essencial para compreender totalmente o conceito da série.

Lost
Lost

Lost

Da mente de J.J. Abrams, Lost seguiu um grupo de sobreviventes de um acidente de avião e passou seis temporadas acompanhando suas vidas dentro e fora de uma ilha deserta. Embora Lost tivesse uma ótima premissa, aos poucos se tornou confusa devido às suas histórias não lineares e ao uso de vários flashbacks e flashforwards.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.