ATENÇÃO: SPOILERS A SEGUIR
The Blacklist encerrou sua quinta temporada com uma reviravolta chocante: o cérebro criminoso (James Spader) que seguimos nas últimas cinco temporadas só tem se apresentado como Raymond Reddington. O verdadeiro está morto e há anos – e Liz (Megan Boone) agora sabe a verdade. Se Spader não está interpretando Red, quem ele está interpretando? O produtor executivo Jon Bokenkamp comentou o assunto.
Perguntado se ele já sabia desse fato há tempos, Bokenkamp disse: “Sim, isso é algo que falamos desde o começo do show. Faz parte da mitologia subjacente que estamos lentamente se desfazendo. Eu acho que há vários episódios que podemos voltar e mapear e mapear como chegamos aqui. Espero que isso seja uma prova de conceito para o público de que isso não é algo que estamos apenas dando asas, e que estamos em um caminho muito específico, e essa é uma revelação bem merecida”.
Após tiroteio na Flórida, atriz diz que sua personagem não usará mais rifles na série
“Sim, o James sabe e é algo sobre o qual falamos extensivamente”, revelou Bokenkamp quando perguntado se James Spader, protagonista da série, sabia da reviravolta. “O elenco não sabia, tanto quanto eu sei. Eu sou sempre o último a saber, então eu realmente não tenho ideia de quem mais sabia. Mas o que eu quero ressaltar é que ele não muda a afinação para ver Spader ser Raymond Reddington. Ele viveu como Raymond Reddington tempo suficiente para ser essa pessoa, certo? Ele contou grandes histórias, teve ótimas experiências, tornou-se um criminoso de classe mundial e provavelmente se tornou uma pessoa muito mais interessante do que o verdadeiro Raymond Reddington jamais sonhou em se tornar”.
“Eu lembro de ter falado com o James, provavelmente foi logo depois que nós filmamos o piloto, e nós estávamos falando sobre o que o show seria, como ficaria e quem seria esse personagem. A coisa que sempre ficou comigo é que quando James leu o piloto, ele disse que, no final do episódio, parecia que ele sabia menos sobre o personagem do que sabia quando começou a ler o episódio. Queríamos, de alguma forma, manter esse conceito, que Reddington deveria ser alguém que, uma vez que você acha que entende quem ele é, percebe que não sabe nada sobre ele. Eu acho que esta noite é um exemplo óbvio de como nós tentamos nos manter fiéis a isso, que ele é uma figura muito enigmática que é meio metamorfose”, completou.