Ao longo de 14 anos, The Walking Dead apresentou mortes de inúmeros personagens memoráveis, que muitas vezes destruíram os corações do público. Porém, The Walking Dead: Daryl Dixon mostrou que um personagem em particular conseguiu sobreviver inúmeras situações, mesmo que todo mundo acreditasse que ele fosse morrer o quanto antes. E sim, estamos falando de Ash.
Ele nunca pareceu o tipo de personagem que teria muita longevidade após sua introdução, e passou boa parte do primeiro episódio de Daryl Dixon isolado em sua zona segura antes de Carol encontrá-lo. Aliás, Ash desempenhou um papel importante no spin-off ao levar Carol da América para a Europa, o que fez com que a 2ª temporada se desenrolasse ainda mais rápido.
O sobrevivente improvável
Dada a frequência com que os spin-offs de The Walking Dead mataram seus novos rostos, o destino de Ash parecia selado no momento em que ele conheceu Carol, tornando sua sobrevivência ainda mais impressionante. Com os protagonistas da série garantidos a sobreviver, os spin-offs tentaram manter as coisas interessantes com mortes frequentes de personagens coadjuvantes. The Ones Who Live, por exemplo, matou praticamente todas as novidades que haviam no elenco, enquanto Dead City tem apenas um punhado de novos sobreviventes ainda vivos e que não são antagonistas.
Ao contrário das outras séries, a primeira temporada de Daryl Dixon manteve a maior parte do elenco de apoio por perto, mas a segunda temporada foi muito mais implacável. As mortes de Sylvie e Isabelle foram grandes surpresas, enquanto Anna, Genet, Losang e Jacinta também acabaram morrendo, mesmo sendo personagens com mais destaque. Como resultado, era difícil imaginar Ash, de todas os personagens, sobrevivendo ao conflito brutal na França. No entanto, ele conseguiu superar a maldição do spin-off da franquia e teve até um papel heroico.
Como ele sobreviveu?
A falta de habilidades de sobrevivência de Ash só mostra o quão improvável é que ele ainda esteja vivo no universo de The Walking Dead. Considerando que Abraham, Glenn e Rosita pereceram mesmo tendo características únicas de sobrevivência, enquanto pessoas como The Governor e Genet foram mortas mesmo com exércitos enormes por trás deles, é realmente um milagre que Ash não tenha morrido. Sua fortaleza era a principal coisa que o mantinha vivo, mas até ela tinha falhas.
Os portões eram todos operados eletricamente, o que mostra como uma falha de energia deixou a casa de Ash vulnerável, e um único raio foi capaz de causar todos os tipos de problemas. De alguma forma, isso não era um grande problema antes dos eventos do spin-off, tornando Ash incrivelmente sortudo. Além disso, ele não é o mais apropriado para lidar com mortos-vivos, já que ele quase foi morto durante o final da 2ª temporada, com Daryl felizmente o impedindo. Além disso, ele também ficou incapacitado em um carro cercado por zumbis, sobrevivendo apenas por causa dos protagonistas.
Ainda assim, apesar de suas deficiências, Ash sem dúvida foi uma forte adição ao elenco da 2ª temporada de Daryl Dixon, já que suas habilidades de piloto e personalidade altruísta o tornam um aliado valioso. No entanto, seus traços de sobrevivência estão longe do tipo que estamos acostumados a ver em The Walking Dead, tornando ainda mais impressionante que ele tenha sobrevivido a alguns dos personagens mais capazes da franquia.
Enquanto The Walking Dead pode ser vista na Netflix e no Disney+, Fear the Walking Dead, World Beyond e Daryl Dixon podem ser vistas no Prime Video.