Será que o Ragnar Lothbrok, protagonista de Vikings, existiu de verdade?
Existem documentos que de fato narram as histórias de Ragnar e seus filhos, que são seres históricos da cultura escandinava, mas isso não significa que o personagem que acompanhamos na série existiu de fato.
As histórias de Ragnar e dos Lothbrok se misturam entre narrativas lendárias e fatos históricos.
A invasão dos Vikings na França no ano de 845 é um exemplo disso, já que esse é de fato um evento que aconteceu, mas a suposta participação de Ragnar aqui é uma informação nebulosa e ainda não comprovada.
Os historiadores ainda não conseguiram comprovar com certeza que Ragnar de fato existiu. É bem provável que o personagem que conhecemos em Vikings seja uma figura semi-lendária, ou seja, uma criação baseada na junção de diversos reis e guerreiros que de fato existiram na Idade Média.
Para os especialistas, Ragnar pode ser uma junção de duas pessoas que existiram de fato: o Rei Horik I e o Rei Reginfrido.
Apesar da falta de provas da existência de Ragnar, Rollo, outro personagem importante de Vikings, teve sua existência comprovada. O Rollo da vida real nunca foi irmão de Ragnar, mas sim um Duque da Normandia.
A temporada final de Vikings estreia no Brasil no dia 5 de dezembro no Fox Premium 2.