Séries

Vilão do Superman pode virar presidente no Arrowverso

CONTÉM SPOILERS!

Em 2000, uma das eleições mais controversas do mundo real em anos colocou George W. Bush na Casa Branca, enquanto a DC Comics já havia decidido, independentemente de quem ganhasse o voto em nosso mundo, que eles instalariam o supervilão Lex Luthor como Presidente dos Estados Unidos nos quadrinhos do Superman. Enquanto Lex era um cientista louco que usava armadura nos quadrinhos pré-Crise, Lex pós-Crise era um homem de negócios cujos crimes eram mantidos em silêncio, permitindo que ele vivesse a vida de um filantropo rico durante o dia.

Por fim, sua obsessão em derrubar o Superman o eliminaria, mas isso não aconteceria por anos e, finalmente, os artifícios da história conseguiram torná-lo um candidato presidencial plausível.

A história poderia estar se repetindo? Após os eventos do crossover Crise nas Infinitas Terras do Arrowverso, Lex Luthor (Jon Cryer) deixou de ser um criminoso conhecido e presumivelmente morto, passando a ser um vencedor do Prêmio Nobel da Paz que conseguiu convencer o governo a privatizar DEO e colocá-lo sob o guarda-chuva da Luthorcorp.

Durante uma entrevista ao Comic Book nesta semana, o astro de Supergirl, David Harewood, indicou isso no novo episódio da série do Arrowverso, e começamos a entender exatamente o que é o plano do vilão do Superman.

A ideia de que o plano de Luthor está mais envolvido do que apenas ser amado e não na prisão nos levou a pensar: o que ele poderia estar fazendo?

Bem, com uma eleição presidencial que está pronta para consumir toda a atenção da América em 2020, e Lex sutilmente soltando “Eu estou com a humanidade” – o oposto dos direitos pró-alienígenas “Eu estou com os alienígenas” da última temporada – durante seu discurso de aceitação do Nobel, não parece irracional supor que Supergirl, um programa que nunca se esquivou da política, possa querer adaptar uma das histórias mais conhecidas de Lex na era pós-Crise.

Fidelidade aos quadrinhos

O maior benefício para isso pode ser que Lex, de Cryer, tem muito em comum com seus colegas dos anos 80 e 90 dos quadrinhos, mas foi construído de uma maneira muito diferente na série do Arrowverso. Havia rumores frequentes (em grande parte infundados, embora não sem um pequeno núcleo de verdade) de que o Lex daquela época era baseado em Donald Trump – algo que o programa provavelmente desejaria evitar.

Isso não quer dizer que o programa possa não ter políticas específicas, como no passado – provavelmente ninguém espera que um ano eleitoral torne Supergirl menos… Supergirl. Mas mesmo lá, qualquer que seja a metáfora que você procura tende a ser mais eficaz quando não é apenas uma versão mal disfarçada de um político de verdade aparecendo na tela.

Se ele for presidente, será interessante ver se ele nomeará Jefferson Pierce (Cress Williams) como seu Secretário de Educação, como Lex fez nos quadrinhos do Superman.

Supergirl está em exibição.

Sair da versão mobile