CONTÉM SPOILERS SOBRE A PRIMEIRA TEMPORADA DA SÉRIE
Robert Ford é um dos personagens mais cativantes pelo seu caráter enigmático em Westworld e após sua morte no último episódio da primeira temporada, muitas suposições sobre um plano maior de Ford estão surgindo.
Em uma entrevista recente com a Entertainment Weekly, o ator Anthony Hopkins, intérprete de Ford na série, comentou sobre as decisões do seu personagem.
“Ele é obviamente um homem muito orgulhoso e fascinado pela inteligência humana, a natureza da inteligência, a história do ser humano, a natureza da consciência e a teoria de que a consciência humana – como a conhecemos hoje em dia – começou muito recentemente”, disse.
“Ele também é um homem destrutivo, quer criar uma distopia ou utopia pura, mas ele começa a perceber em algum lugar que ele perdeu a noção dela”, afirma Hopkins. “Acredito que ele está perturbado por sua própria consciência. Quando comecei a ler os roteiros, lembrei de um dos meus filmes favoritos de ficção científica com Walter Pidgeon, chamado O Planeta Proibido. Nele, Morbius cria um enorme monstro para proteger o seu reino, mas ele nem sequer sabe que criou este monstro até que ele perceba: ‘Meu Deus, eu fiz isso’, e então ele se destrói.”
No último episódio da série, entende-se que o Dr. Robert Ford percebeu que criou algo que não tinha mais controle sobre e opta por destruir a si mesmo, definindo um caminho para a liberdade.
Agora, se Dolores disparou e matou a versão humana de Ford ou uma versão como anfitrião, isso só será revelado mais tarde.
A segunda temporada de Westworld estreia em 2018 na HBO.