Com o intuito de se tornar mais um competidor de serviços como Netflix e Amazon Prime, o YouTube lançou sua versão Premium, disponibilizando, entre outras coisas, suas produções originais por uma mensalidade de R$ 20,90.
A produção mais popular, aliás, é de longe Cobra Kai, série que dá continuação à história de Karatê Kid com os mesmos atores do clássico.
Agora, de acordo com o Indie Wire, o YouTube pretende disponibilizar todos estes seus programas originais gratuitamente, com o suporte de anúncios, como já acontece com os canais monetizados da plataforma.
A ideia é criar mais uma opção para os consumidores: enquanto o Premium é livre de anúncios, a versão gratuita virá com algumas interrupções entre os episódios dos programas.
Além disto, o YouTube também estuda paralisar a produção de novas séries com roteiro por algum tempo, argumentando que sua programação já está cheia delas para os próximos anos; desta forma, o modelo atual será mantido com as séries que já são produzidas.
O grande desafio para o YouTube é o fato de o Hulu, popular serviço de streaming dos Estados Unidos, já estar prestes a lançar a mesma ideia, contando com uma versão gratuita suportada por anúncios em alternativa à assinatura.
O YouTube ainda não comentou sobre as informações contidas no relatório.