A Paramount divulgou nesta terça-feira (30) os primeiros cartazes e trailer de Sonic: O Filme, enfim revelando de vez o visual do ouriço no live-action.
O trailer começa já com uma referência aos clássicos games da SEGA, com uma placa de Green Hills, fazendo menção a Green Hill Zone, primeira fase do primeiro jogo do Sonic, de 1991.
Logo nesse início é introduzido o personagem de James Marsden, que acaba viajando para São Francisco com o Sonic para deter o Doutor Robotnik (vivido por Jim Carrey).
Pouco após, o logo da Paramount aparece com os clássicos anéis dourados no lugar das estrelas, mais uma referência aos jogos do ouriço – esses são os anéis que coletamos nas diversas fases dos games.
Algo interessante de se notar é a quantidade de tênis destruídos na casa de Sonic na floresta, que aparece pouco após o logo da Paramount. Pelo jeito demorou um bocado até ele ficar com seu icônico tênis vermelho.
Vemos, então, o Ouriço pela primeira vez. Com seu perturbador visual, ele corre no deserto e alcança uma velocidade tão alta que provoca uma pane elétrica, o que motiva o governo dos EUA a contratar Robotnik para perseguir a criatura.
Jim Carrey, exagerado como (quase) sempre solta algumas piadas, deixando claro quem está no comando, enquanto prova da maneira mais ridícula possível que é inteligente. Por sinal, podemos enxergar esse Robotnik (que parecia estar preso) como uma possível leve referência a Sonic Adventure 2: Battle, que efetivamente mostra o passado do personagem como cientista, até ficar louco, mas é algo muito distante para termos certeza.
Para piorar as coisas ainda mais, o Sonic começa a falar pouco após, com o roteiro mostrando que adotou a nova onda de protagonista “engraçadinho”, algo que vemos em Deadpool, Detetive Pikachu, filmes da Marvel e muitas outras produções.
Não há muito o que ser dito da dinâmica entre o personagem de Marsden e Sonic, já que muito pouco é mostrado. O trailer claramente foca em referências aos jogos, algo que vemos nas próximas sequências.
Descobrimos, no entanto, que o Sonic precisa salvar o mundo (possivelmente de Robotnik). Já como uma coisa levou à outra, não se sabe, afinal, o doutor foi contratado justamente para neutralizar o ouriço.
Sonic se transformando em uma bola e partindo em alta velocidade na direção do carro que os persegue é um exemplo disso. Aliás, chegamos a ver Robotnik pilotando algo voador, bem ao estilo dos games. Já os anéis dourados parecem ter uma função diferenciada aqui: abrir portais ao estilo de Doutor Estranho.
Por falar em referência, a frase todo o herói tem uma origem no original é “every hero has a genesis”, claramente se referindo ao console SEGA Genesis. Uma pena que a tradução nacional não tenha mantido o sentido da frase.
No fim, ainda vem o maior easter egg de todos: Robotnik careca, com seu clássico bigodão, óculos e jaqueta vermelhas. Provavelmente veremos isso mais para a segunda metade do filme, visto que ele parece ter ficado assim tentando capturar o Ouriço.
Em todo caso, Sonic: O Filme parece ter muitas referências aos jogos, o que não faz dele ser um bom filme, claro. Na realidade, a obra parece uma tragédia anunciada e deve entrar para o populoso clube de péssimas adaptações de games. Afinal, não há como salvar esse visual medonho do protagonista.
A própria lógica interna do filme não parece ser tão boa, visto que o personagem de Marsden se assusta com o Sonic, presumivelmente trata-se de uma criatura única (ele chega a fazer um ‘miau’, o que indica que ele realmente não é algo muito comum de se ver). A questão que fica é a seguinte: ele é um experimento do governo? Uma cria de Robotnik? Afinal, o vilão parece ter levado em conta a velocidade da criatura e não chega a se impressionar com o que ela pode fazer.
Resta aguardar para saber o que será do pobre Sonic com esse filme. Em todo caso, o trailer pode ser conferido abaixo, caso queira ver novamente por alguma razão.
O elenco de Sonic: O Filme conta com James Marsden como o herói humano da trama, Jim Carrey como o vilão Doutor Robotnik e Ben Schwartz como a voz do ouriço.
Jeff Fowler dirige o filme, que tem produção de Tim Miller (Deadpool).
Sonic: O Filme estreia nos cinemas brasileiros em 23 de janeiro de 2020.
Veja os trailers legendado e dublado: